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Influência dos códigos alfabético, silábico e morfológico nos processamentos de leitura: um estudo das dislexias adquiridas de pacientes unilingues lusofonicos e bilíngues nisseis

Processo: 93/01906-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 1993 - 31 de agosto de 1994
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Alice de Mattos Pimenta Parente
Beneficiário:Maria Alice de Mattos Pimenta Parente
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Lesões encefálicas 

Resumo

Este projeto tem por objetivo ampliar e dar continuidade aos estudos de pós-doutorado realizados no Centre de Recherche du CHCN, Univ. Montreal. A ampliação propõe: (1) realizar uma investigação das dislexias adquiridas por lesão cerebral, com base em modelos da neuropsicologia cognitiva que especificam diferentes memórias e seqüências de memórias em cada uma das vias de processamento de leitura; (2) realizar uma avaliação de leitura minuciosa em cada paciente, detectando qual memória encontra-se falha; (3) verificar a repercussão do sistema de escrita do português nas diferentes manifestações da dislexia adquirida; (4) comparar as dificuldades de leitura de disléxicos nesseis nos diferentes códigos lidos anteriormente à lesão (alfabético, silábico e morfológico), verificando assim as características das arquiteturas cognitivas necessárias para a leitura de cada código. Desta forma, esta pesquisa deverá (1) preencher uma lacuna encontrada nos estudos neurolinguísticos, contribuindo com a descrição das dislexias em lusofônicos e em leitores de três códigos distintos, (2) aprimorar métodos de avaliação e (3) iniciar alunas de fonoaudiologia da USP em pesquisas neurolingüística. (AU)