Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa e desenvolvimento de sistema otimizado e semi-automatizado da biofábrica Hakkuna para produção massal de grilos Gryllus assimilis (Orthoptera: Gryllidae)

Processo: 19/00735-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de março de 2020 - 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Marcelo Romano Teixeira
Beneficiário:Marcelo Romano Teixeira
Empresa:Hakkuna Alimentícios Ltda
CNAE: Criação de animais não especificados anteriormente
Fabricação de produtos alimentícios não especificados anteriormente
Atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente
Município: Piracicaba
Pesq. associados:Carlos Cesar Aparecido Eguti ; Thiago de Araújo Mastrangelo
Bolsa(s) vinculada(s):20/00636-6 - Pesquisa e desenvolvimento de sistema otimizado e semi-automatizado da biofábrica Hakkuna para produção massal de grilos Gryllus assimilis (Orthoptera: Gryllidae ), BP.PIPE
Assunto(s):Entomologia  Produção em massa  Cria  Grilo  Orthoptera  Gryllidae 

Resumo

O presente projeto de pesquisa objetiva o desenvolvimento de um sistema semi-automatizado de produção em larga escala de grilos Gryllus assimilis em biofábrica, visando a geração de em escala industrial de matéria-prima suficiente para a produção de barras proteicas da empresa Hakkuna. A automatização da criação de grilos representa a maior inovação tecnológica do projeto, pois grande parte da criação de insetos desenvolvida hoje ocorre de forma artesanal, independente do seu objetivo final, com altos gastos e necessidade de muitas horas de trabalho diário. O projeto ainda vai além da questão referente à produção, incluindo metodologias de reaproveitamento dos resíduos produzidos durante cada lote e o acompanhamento da preferência alimentar dos consumidores em relação a esta fonte proteica. Dessa forma, a empresa Hakkuna produzirá de forma sustentável e ciente das preferências dos clientes. Para otimização da produção massal, objetiva-se pesquisar desde assuntos referentes a dietas específicas para a espécie de grilo em questão, gaiolas de criação, substratos de oviposição, já que assuntos referentes a insetos destinados a alimentação humana são escassos e pouco explorados na literatura. Além disso, espera-se a construção do protótipo de uma biofábrica semi automatizada para a produção em larga escala desse inseto, reduzindo de forma significativa os desperdícios de água e alimento, assim como a dependência de mão de obra diária na criação. Outros aspectos importantes também serão avaliados como a possibilidade de produção de um subproduto a partir dos resíduos produzidos durante a criação. Tais resíduos, formados por fezes e restos de ecdises, representam um material de alto nível nutricional, podendo ser reaproveitado como matéria prima para ração de animais de pequeno porte ou mesmo adubo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Insectos comestibles 
Insetos comestíveis 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)