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Estudantes indígenas na UNICAMP e na UFSCar: experiências sob a lente da etnografia

Processo: 18/25259-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de dezembro de 2019 - 30 de novembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Chantal Victória Medaets
Beneficiário:Chantal Victória Medaets
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Antonio Roberto Guerreiro Júnior ; Edilene Alves da Silva ; Elise Capredon ; Flávia Vitor Longo dos Santos ; Isabel Cristina de Moura Carvalho ; José Maurício Paiva Andion Arruti ; Juliana Jodas ; Veronica Monachini de Carvalho
Bolsa(s) vinculada(s):21/01537-4 - Kagaiha etu: a produção da vida na cidade e a pessoa kalapalo, BP.DR
22/04640-3 - A identidade étnica no ensino superior: trajetórias de estudantes indígenas, BP.MS
22/01419-4 - Etnografia da experiência de estudantes indígenas das áreas de Ciências Exatas e Saúde, BP.MS
+ mais bolsas vinculadas 21/08820-3 - Trajetórias pré-universitárias e universitárias dos estudantes indígenas na Unicamp e na UFSCar, BP.IC
20/14887-0 - Mapa das ações de estímulo à permanência de estudantes indígenas em universidades brasileiras, BP.IC
20/14680-7 - Experiências de inclusão de povos nativos no ensino superior fora do Brasil, BP.IC
20/06205-7 - Estudantes indígenas na UNICAMP: mapeando atores e posições, BP.IC
20/01011-0 - Estudantes indígenas na UNICAMP e na UFSCar: experiências sob a lente da etnografia, BP.JP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Etnografia  Antropologia cultural e social  Ensino superior  Aprendizagem  Inclusão social  Ação afirmativa  Povos indígenas 

Resumo

O objetivo deste projeto é de realizar um conjunto articulado de etnografias junto a estudantes indígenas inscritos em cursos regulares na Unicamp e na UFSCar e, ao mesmo tempo, criar uma linha de pesquisas etnográficas sobre processos educativos na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. As políticas de ações afirmativas para o ensino superior brasileiras estão entre as mais ambiciosas do mundo. São, no entanto, poucos diante do volume total da produção científica sobre o tema, os trabalhos que retratam a experiência e o ponto de vista dos estudantes, numa perspectiva qualitativa. As poucas pesquisas com esse viés foram realizadas fora do estado de São Paulo. Este projeto contribui para preencher essa lacuna, interessando-se pela experiência de estudantes indígenas em duas universidades paulistas com históricos diferentes nessa questão e abrindo diálogo com pesquisadores indígenas. A etnografia como abordagem metodológica será utilizada no estudo e também colocada em destaque em diferentes ações do projeto, que discutirão as especificidades de seu emprego no campo da Educação. O intuito é constituir na FE/Unicamp um grupo de pesquisa de referência em Antropologia da Educação, tanto pelo interesse por populações indígenas quanto pelas discussões sobre a etnografia como abordagem metodológica. Para além de seu interesse acadêmico, os resultados da pesquisa fornecerão subsídios fundamentais para o desenvolvimento de ações que permitam uma inclusão bem-sucedida de estudantes indígenas em universidades públicas, num momento em que esse desafio se impõe no cenário brasileiro. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHANTAL MEDAETS. A aprendizagem vista pela antropologia: reflexões a partir de uma etnografia na região do Baixo Tapajós. Horiz. antropol., v. 27, n. 60, p. 191-222, . (18/25259-0)

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