Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma técnica alternativa de obtenção das matrizes ABCD de linhas de transmissão: aplicação na representação de linhas em simulações de transitórios eletromagnéticos em sistemas de energia elétrica

Processo: 19/14807-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2019 - 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Sérgio Kurokawa
Beneficiário:Sérgio Kurokawa
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Pesq. associados:Pablo Torrez Caballero
Assunto(s):Linhas de transmissão de energia elétrica  Matriz ABCD  Transitórios eletromagnéticos 

Resumo

Neste projeto será desenvolvido um método para obter as matrizes ABCD de uma linha de transmissão. Estas matrizes serão utilizadas como sendo um modelo para representar linhas de transmissão em simulações de transitórios eletromagnéticos em sistemas elétricos de potência. A proposta do projeto é determinar os elementos da matriz ABCD da linha a partir de sua resposta em frequência que será obtida com modelos clássicos que são utilizados para representar a linha de transmissão em estudos de transitórios eletromagnéticos. Para obter a matriz ABCD será necessário realizar simulações considerando várias configurações do emissor e do receptor da linha. A quantidade de configurações é função da quantidade de fases da linha e, portanto, inicialmente será necessário definir a relação ente a quantidade de fases e a quantidade de configurações da linha. A principal vantagem do método proposto é que ele pode ser aplicado para obter a matriz ABCD de linhas de transmissão genéricas, enquanto que os métodos disponíveis na literatura são restritos a linhas bifásicas e linhas trifásicas com plano de simetria vertical. A representação da linha de transmissão por sua matriz ABCD resultará em um modelo desenvolvido diretamente no domínio das fases, que leva em conta a natureza distribuída dos parâmetros da linha e que considera também o efeito da frequência sobre os parâmetros longitudinais. Devido ao fato de que a matriz ABCD será um modelo de linha desenvolvido diretamente no domínio do tempo, ele poderá ser facilmente inserido em softwares utilizados em simulações de transitórios eletromagnéticos (tais como o ATP e o EMTP). Esta técnica de obtenção de modelos de linhas de transmissão resultará em uma eficiente e confiável opção para representar a linha em estudos de transitórios eletromagnéticos em sistemas elétricos de potência. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLQUI, JAIMIS S. L.; KUROKAWA, SERGIO; PISSOLATO, JOSE. An alternative procedure to obtain the ABCD matrix of multiphase transmission lines: Validation and applications. Electric Power Systems Research, v. 180, MAR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.