Busca avançada
Ano de início
Entree

A etapa de incorporação do Bacillus coagulans GBI-30 6086 ao queijo processado "requeijão cremoso" não afeta a homeostase metabólica de ratos

Processo: 19/21188-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de novembro de 2019 - 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Anderson de Souza Sant'Ana
Beneficiário:Anderson de Souza Sant'Ana
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dieta  Probióticos 

Resumo

O consumo de laticínios é um hábito comum no Brasil. Esses produtos apresentam uma boa matriz para incorporação de probióticos. Assim, neste estudo foi avaliada a viabilidade de produzir um probiótico "requeijão cremoso" incorporado ao B. coagulans GBI-30 6086 em três etapas diferentes e seu efeito metabólico em modelo animal por duas semanas. Ratos Wistar para saúde em adultos foram randomizados em um a cinco grupos (n = 8 para cada grupo): Controle (C); Requeijão cremoso sem probiótico (RC); probiótico inoculado no leite antes da pasteurização a 65ºC / 30min (RPP); "Requeijão cremoso" inoculado antes da etapa de fusão e consequentemente exposto a 90ºC / 5min (RPF); e requeijão cremoso inoculado após a etapa de fusão, ou seja, quando a temperatura do produto atingir 50ºC (RPAF). No final do tratamento, análises dos marcadores moleculares das proteínas do estresse e do sistema antioxidante, HSP 25, 60, 70 e 90, SOD e catalase foram realizadas nos músculos dos animais pela técnica Western Blot. Os níveis de HSP25, HSP90 e catalase de C, RPP, RPF e RPAF foram semelhantes, indicando que a homeostase permaneceu inalterada. A incorporação de B. coagulans GBI-30 6086 no requeijão cremoso mostrou-se estável e o microrganismo permaneceu viável em todas as etapas testadas. A incorporação da cepa probiótica no estágio de fusão facilitou o processo tecnológico, pois permitiu uma melhor homogeneização do produto e não afetou a manutenção da homeostase metabólica de ratos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOARES, MARIANA B.; SANTOS-JUNIOR, VALFREDO A.; TAVARES FILHO, E. R.; LOLLO, PABLO; MORATO, PRISCILA; AMAYA-FARFAN, JAIME; PEREIRA, ELIENE P. R.; BALTHAZAR, CELSO F.; CRUZ, ADRIANO G.; MARTINEZ, RAFAEL C. R.; SANT'ANA, ANDERSON S. The Step of Incorporation of Bacillus coagulans GBI-30 6086 Into ``requeijao cremoso{''} Processed Cheese Does Not Affect Metabolic Homeostasis of Rats. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 10, OCT 22 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.