Busca avançada
Ano de início
Entree

A construção social dos rótulos pessoais nas organizações: polícia e rotulação

Processo: 19/18804-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2020 - 30 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Pesquisador responsável:Rafael Alcadipani da Silveira
Beneficiário:Rafael Alcadipani da Silveira
Instituição-sede: Escola de Administração de Empresas (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Gustavo Matarazzo Rezende
Assunto(s):Comportamento organizacional  Etnografia  Rótulos  Estereótipos (psicologia)  Polícia 

Resumo

Tentando obter um entendimento comum e compartilhado de entidades, circunstâncias e pessoas que são encontradas, as organizações tendem a incentivar os atores a produzirem categorias e rótulos que auxiliam na criação e comunicação de significados compartilhados e que auxiliam no fornecimento de alicerces para interações sociais estáveis e dar sentido à realidade organizacional. Baseada na recuperação de uma perspectiva que considera a rotulagem como um processo fundamentalmente social, argumento que a pesquisa no nosso campo tende a não detalhar como os estereótipos e os estigmas de nível social afetam os rótulos específicos da organização e negligenciar como rótulos para designar pessoas são construídos em organizações. Desta forma, o foco desta pesquisa é compreender como pessoas em contexto organizacional produzem rótulos que designam indivíduos com os quais elas se relacionam. Para explorar esta questão teórica, esta proposta está baseada em uma pesquisa de inspiração etnográfica em uma organização policial. Espera-se que esta pesquisa realize teorizações a respeito da construção de rótulos para designar pessoas em organizações. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALCADIPANI, RAFAEL. Pandemic and macho organizations: Wake-up call or business as usual?. GENDER WORK AND ORGANIZATION, JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.