Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do diabete e da insulina na produção e atividade de enzimas chave do metabolismo energético de glândula submandibular de ratos

Resumo

A saliva é um fluido extremamente importante para a manutenção da homeostase bucal, sendo produzido e secretado pelas glândulas salivares. A glândula submandibular possui um papel principal neste processo por contribuir com cerca de 60% do total de saliva secretada durante o repouso. Esta glândula utiliza a glicose como principal fonte energética, deixando o ciclo de Krebs como fonte de aminoácidos para a síntese de proteínas. Em ratos diabéticos já demonstramos redução de atividade da glicólise e do ciclo de krebs e uma diminuição da concentração de mucina da saliva em repouso, sem redução de fluxo salivar. Estes achados evidenciam a relação entre metabolismo energético e secreção salivar. Associado a isso, há ausência de informações referentes ao uso de lipídeos como fonte energética desta glândula, apesar da importância desta via no estado diabético em outros tecidos. Sabendo do importante papel da insulina como um efetor positivo em diversas enzimas e das grandes e severas alterações sistêmicas decorrentes da hiperglicemia no estado diabético, o objetivo deste estudo é o de verificar o efeito do diabete e o da insulina na expressão, quantidade e atividade de enzimas chaves do metabolismo glicolítico, de glicogênio, ciclo de Krebs e metabolismo de lipídeos nas glândulas submandibulares de ratos diabéticos induzidos por estreptozotocina e seus controles, e o papel da insulina nas possíveis alterações encontradas nestes grupos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARLUS DA SILVA PEDROSA; CARLA RENATA SIPERT; FERNANDO NEVES NOGUEIRA. Salivary Glands, Saliva and Oral Findings in COVID-19 Infection. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, v. 20, p. -, . (19/14556-7)
DA SILVA PEDROSA, MARLUS; SIPERT, CARLA RENATA; NOGUEIRA, FERNANDO NEVES. Are the salivary glands the key players in spreading COVID-19 asymptomatic infection in dental practice?. Journal of Medical Virology, v. 93, n. 1, . (19/14556-7)
DA SILVA PEDROSA, MARLUS; SIPERT, CARLA RENATA; NOGUEIRA, FERNANDO NEVES. ltered taste in patients with COVID-19: The potential role of salivary gland. ORAL DISEASES, v. 27, n. 3, p. 798-800, . (19/14556-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.