Busca avançada
Ano de início
Entree

Rede Chile - São Paulo de holografia

Resumo

O projeto quer juntar um forte time de pesquisadores para enfrentar dois dos mais difíceis problemas da física teórica. Especificamente, a descrição de fenômenos fortemente acoplados e da gravitação quântica. A estratégia a ser usada é promissora e fascinante, o uso da dualidade holográfica. Holografia é uma ferramenta matemática precisa que é realizada através do dicionário AdS/CFT, que nos permite usar a gravitação para responder questões no domínio da teoria quântica de campos, e vice-versa. Nós vamos aplicar estas ferramentas para sistemas de teoria de campos relacionadas à matéria condensada, teorias de Chern-Simons e de Yang-Mills, sendo associada com a descrição de sistemas gravitacionais, tipo buraco de minhoca, buraco negro e parede de domínio, também como backgrounds dependentes de tempo. A proposta junta especialistas de partes diferentes do Chile, Concepción, Valparaíso, Santiago e Vina del Mar, trabalhando junto com o time de São Paulo. A proposta é construída em cima de uma colaboração existente, onde quase todo pesquisador de Chile e São Paulo tem uma publicação num jornal com seletiva política editorial com pelo menos um outro membro do time. Esta colaboração implica um impacto no nível do país, com envolvimento dos dois maiores programs de pós-graduação de Chile, da Universidade de Concepción e da Pontificia Católica Universidad de Valparaíso. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASTASE, HORATIU. Holographic cosmology solutions of problems with pre-inflationary cosmology. Journal of High Energy Physics, n. 12 DEC 3 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.