Busca avançada
Ano de início
Entree

Vesículas poliméricas sensíveis a estímulos ambientais como plataformas alternativas em terapias contra o câncer

Resumo

A pesquisa mais recente da Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer informou que a morte global relacionada à malignidade foi de cerca de 9,6 milhões em 2018 (21% maior do que em 2008). Este número deve girar em torno de 19,3 milhões em 2025. Nas últimas décadas, as terapias contra o câncer começaram a ser vislumbradas também com o auxílio da nanotecnologia sendo que o nanomedicamento de maior sucesso até o momento é o Doxil/Caelyx (Lipossomas com tamanho de cerca de 100 nm, recobertos com polietileno glicol e doxorrubicina encapsulada). Apesar do aumento de 60 vezes na fração da dose recuperada no sangue, um aumento de 4 vezes da dose recuperada no fígado e no baço e um aumento de 25 vezes na concentração da formulação lipossomal em tumores, a formulação Doxil/Caelyx ainda compromete a eficácia de tratamentos devido à baixa especificidade, consequentemente causando uma série de efeitos colaterais (baixa contagem de plaquetas, anemia, náuseas, vômitos, etc). Neste cenário, desejamos contribuir fundamentalmente para o desenvolvimento de formulações que respondam particularmente aos estímulos tumorais (tais como a elevada concentração de espécies reativas de oxigênio e o pH levemente ácido em comparação com tecidos saudáveis). As nossas investigações em colaboração podem melhorar o resultado do tratamento de terapias conhecidas e utilizadas neste momento contra o câncer. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CERNOCH, PETER; JAGER, ALESSANDRO; CERNOCHOVA, ZULFIYA; SINCARI, VLADIMIR; ALBUQUERQUE, LINDOMAR J. C.; KONEFAL, RAFAL; PAVLOVA, EWA; GIACOMELLI, FERNANDO C.; JAGER, ELIEZER. Engineering of pH-triggered nanoplatforms based on novel poly(2-methyl-2-oxazoline)-b-poly[2-(diisopropylamino)ethyl methacrylate] diblock copolymers with tunable morphologies for biomedical applications. Polymer Chemistry, APR 2021. Citações Web of Science: 0.
DE CASTRO, CARLOS E.; PANICO, KARINE; STANGHERLIN, LUCAS M.; RIBEIRO, CAROLINE A. S.; DA SILVA, MARIA C. C.; CARNEIRO-RAMOS, MARCELA S.; DAL-BO, ALEXANDRE G.; GIACOMELLI, FERNANDO C. The Protein Corona Conundrum: Exploring the Advantages and Drawbacks of its Presence around Amphiphilic Nanoparticles. BIOCONJUGATE CHEMISTRY, v. 31, n. 11, p. 2638-2647, NOV 18 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.