Busca avançada
Ano de início
Entree

Globalização, inovação tecnológica e desenvolvimento regional: em que medida externalidades de conhecimento produzem inovação em São Paulo?

Processo: 19/00839-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Vigência: 01 de maio de 2020 - 30 de abril de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Políticas Públicas
Pesquisador responsável:Yi Shin Tang
Beneficiário:Yi Shin Tang
Instituição-sede: Instituto de Relações Internacionais (IRI). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Relações internacionais  Globalização  Inovações tecnológicas  Desenvolvimento regional  Conhecimento  Estatística  Modelos estatísticos  Investimentos públicos  São Paulo 

Resumo

O presente projeto propõe-se a explorar empiricamente a dinâmica global de investimentos das empresas transnacionais sob a ótica da alocação territorial de seus esforços de inovação tecnológica. Incursionando nos padrões recentes de desenvolvimento territorial no Estado de São Paulo, este projeto buscará, por um lado, lançar luz sobre a relação entre as economias externas de conhecimento embebidas na articulação entre atores inovadores locais, as estruturas socioeconômicas locais e regionais e as estratégias de inovação das empresas industriais com foco na atuação das empresas transnacionais. No curso dessa tarefa, este projeto também desnudará os movimentos recentes da geografia territorial da inovação em São Paulo sob a ótica dos mecanismos de transbordamento de conhecimento (knowledge spillovers) entre os diversos atores envolvidos no processo de mudança tecnológica. Com base em modelos de estatística espacial - com destaque para a econometria espacial, este projeto aplicará metodologias quantitativas de externalidades espaciais às bases de dados orientadas à captura empírica das aglomerações locais e seus padrões de desenvolvimento econômico e tecnológico. O projeto fortalecerá a capacidade do sistema estadual de coleta e análise no tratamento metodológico dos dados coletados - resultando numa ampliação das competências analíticas dos agentes públicos com respeito aos resultados esperados das políticas públicas. Por outro lado, este projeto busca trazer subsídios empíricos mais robustos às políticas de desenvolvimento local e regional - principalmente no que diz respeito à atração de investimentos. (AU)