Busca avançada
Ano de início
Entree

PRODUÇÃO DA PROTEÍNA RECOMBINANTE INTERFERON beta 1B NA PLATAFORMA DE SÍNTESE PROTEICA LIVRE DE CÉLULA

Processo: 18/15794-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2020 - 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Marco Antonio Stephano
Beneficiário:Marco Antonio Stephano
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biofármacos 

Resumo

Biofármacos e produtos imunobiológicos representam uma parcela crescente no mercado farmacêutico global, totalizando US$ 228 bilhões em vendas globais em 2016. Cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo dependem dessas proteínas e, muitas vezes, necessitarão delas para o resto de suas vidas. Até o momento, a tecnologia convencional de produção de biofármacos mais empregada é a expressão baseada em células. Porém, este sistema está frequentemente associado a problemas como a degradação das proteínas devido à presença de nucleases endógenas ou proteases, agregação com formação de corpos de inclusão e perda de molde de DNA. A plataforma de síntese proteica livre de células (do inglês Cell-Free Protein Synthesis ou CFPS) tem emergido como uma alternativa à expressão in vivo. O sistema CFPS supera os principais problemas da expressão baseada em célula, permitindo a síntese de proteínas na forma solúvel, produção de proteínas citotóxicas e proteínas de membrana, além de permitir elevado rendimento e capacidade de escalonamento. O presente projeto, portanto, visa sintetizar o interferon-²1B humano recombinante (rhINF- ²1b), biofármaco utilizado no tratamento da esclorese múltipla, no sistema CFPS. Para isto, será realizado um planejamento do vetor de expressão do rhINF- ²1b por software de bioinformática, com região promotora T7, sítio de ligação ribosomal, gene com códon de início e de término, e um T7 terminal. Haverá 5 grupos: controle negativo (sem DNA), controle positivo (pEXP5-NT/CALML3), pEXP5-CT/TOPO, pEXP5-NT/TOPO e molde de DNA customizado. Os vetores TOPO serão clonados e o vetor customizado será amplificado por PCR para obtenção de maior número de cópias. Em seguida os vetores de expressão serão colocados na reação cell-free do kit comercial da Thermo Fisher Scientific para produção das proteínas. As análises de detecção serão por eletroforese, Western blot, Bradford e cromatografia para biomoléculas. Para estudo de conformação da proteína, será realizada espectrometria de massa, dicroísmo circular e cristalografia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (7 total):
Mais itensMenos itens
Portal Exame: Em spray, vacina brasileira contra a covid-19 avança e pode chegar em 2021 (14/Ago/2020)
Mídia Bahia: Vacina brasileira em formato de spray tem testes positivos e pode estar disponível em 2021 (15/Ago/2020)
Por Dentro da Notícia: USP avança em pesquisa e vacina em spray da covid-19 pode chegar em 2021 (15/Ago/2020)
Blog do Valente: Vacina brasileira em formato de spray tem testes positivos e pode estar disponível em 2021 (14/Ago/2020)
Uaau!: USP avança em pesquisa e vacina em spray da covid-19 pode chegar em 2021 (14/Ago/2020)
Recôncavo no Ar: Vacina brasileira em formato de spray tem testes positivos e pode estar disponível em 2021 (14/Ago/2020)
Olhar Capital: USP avança em pesquisa e vacina em spray da covid-19 pode chegar em 2021 (14/Ago/2020)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHIBA, CAMILA HIROMI; KNIRSCH, MARCOS CAMARGO; AZZONI, ADRIANO RODRIGUES; MOREIRA, ANTONIO R.; STEPHANO, MARCO ANTONIO. Cell-free protein synthesis: advances on production process for biopharmaceuticals and immunobiological products. BIOTECHNIQUES, v. 70, n. 2 JAN 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.