Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação prospectiva da produção de mediadores lipídicos na resposta imune contra COVID-19: busca de biomarcadores e novos alvos terapêuticos na evolução da doença

Resumo

Devido à grande disseminação do novo coronavírus SARS-COV-2 vivemos uma pandemia. A doença COVID-19, causada por este coronavírus, pode cursar com complicações moderadas a graves, especialmente em pacientes homens, idosos e/ou os que apresentam doenças de base. Os casos graves apresentam a "tempestade de citocinas", com resposta inflamatória exacerbada no pulmão, o órgão mais afetado. Este projeto busca, portanto identificar fatores moleculares de suscetibilidade e resistência, assim como biomarcadores de susceptibilidade e da evolução clínica na COVID-19. Para tal, investigaremos o perfil inflamatório dos pacientes detectando e quantificando mediadores lipídicos, incluindo eicosanoides, hormônios esteroides e compostos derivados de esfingolipídios e ceramidas, para buscar uma possível associação com os desfechos clínicos da COVID-19 e com componentes da resposta imune, como citocinas, quimiocinas e perfis de N-glicanas de Ecs de IgGs. Em abordagem de estudo caso-controle serão recrutados participantes controles (não infectados e assintomáticos) e pacientes atendidos no Hospital São Paulo da cidade de Ribeirão Preto, que serão avaliados clínica e laboratorialmente pelos médicos responsáveis pelo atendimento; comprovação da infecção com SARS-COV-2 será feita em todos os participantes. Do sangue de participantes será obtido plasma e leucócitos (buffy coat). No plasma serão quantificados mediadores inflamatórios proteicos, como também eicosanoides, hormônios esteroides, compostos derivados de esfingolipídios e ceramidas. Para tanto, através da utilização de espectrometria de massas, propomos uma abordagem multidisciplinar para identificação de biomarcadores lipídicos relacionados com o processo inflamatório na COVID-19. Os perfis de N-glicanas nas Fcs de IgGs serão avaliados, conforme experiência prévia da equipe. As células obtidas serão congeladas em Trizol, para posterior extração de RNA e análise de expressão gênica. Com estes resultados, espera-se compreender de forma mais detalhada, a fisiopatologia da COVID-19, estabelecer marcadores de evolução e morbidade da doença, assim como novos alvos para intervenções terapêuticas nos pacientes infectados por SARS-COV-2. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CAMPOS FRAGA-SILVA, THAIS FERNANDA; MARUYAMA, SANDRA REGINA; SORGI, CARLOS ARTERIO; DE SOUSA RUSSO, ELISA MARIA; MORAIS FERNANDES, ANA PAULA; DE BARROS CARDOSO, CRISTINA RIBEIRO; FACCIOLI, LUCIA HELENA; DIAS-BARUFFI, MARCELO; DEPERON BONATO, VANIA LUIZA. COVID-19: Integrating the Complexity of Systemic and Pulmonary Immunopathology to Identify Biomarkers for Different Outcomes. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 11, JAN 29 2021. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.