Busca avançada
Ano de início
Entree

Enfrentamento ao COVID-19: Brasil em perspectiva comparada

Resumo

A epidemia pelo novo coronavírus (COVID-19) tem determinado perdas de vidas e adoecimento de milhares de pessoas, como posto à prova serviços e sistemas de saúde em todo o mundo. De que forma os governos têm respondido à epidemia do novo coronavírus? Qual o tempo de resposta entre os primeiros casos e as ações de enfrentamento da epidemia? Talvez mais importante: como e porque essas medidas foram adotadas? E o que pode ser feito para evitar um desastre semelhante no futuro? Em colaboração com a School of Public Health da University of Michigan, nossa equipe integra um estudo que busca identificar as variáveis explicativas sobre as respostas de diferentes países ao COVID-19. Esse financiamento da Fapesp irá viabilizar a pesquisa de campo no Brasil em três sentidos: (i) explorar a resposta do sistema e política de saúde ao longo do desenvolvimento da epidemia; (ii) investigar as iniciativas de proteção social que têm sido adotadas de forma a viabilizar as ações de saúde pública; (iii) analisar, perspectiva comparada, como e porque essas decisões foram adotadas e propor recomendações. Será empregada metodologia qualitativa combinada com análise de dados epidemiológicos para explorar em que medida os seguintes elementos contribuem (ou não) para compreender as decisões do país: histórico de enfrentamento de emergências de saúde pública; capacidade estatal e gestão de crise em saúde pública; coordenação e iniciativas por parte de partidos políticos. Nosso estudo será uma das primeiras inciativas e conjunto de publicações brasileiras a explorar em profundidade, elementos explicativos, balizados por um esforço comparativo e cooperação internacional na área. Além disso, nossas publicações informarão estudos futuros sobre o COVID-19 e ajudarão a definir os debates sobre o que essa epidemia significa para as disciplinas de política pública comparada e gestão de políticas de saúde. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GREER, SCOTT L.; JARMAN, HOLLY; FALKENBACH, MICHELLE; MASSARD DA FONSECA, ELIZE; RAJ, MINAKSHI; KING, ELIZABETH J.. Social policy as an integral component of pandemic response: Learning from COVID-19 in Brazil, Germany, India and the United States. GLOBAL PUBLIC HEALTH, v. 16, n. 8-9, SI, p. 1209-1222, . (20/05230-8)
DA FONSECA, ELIZE MASSARD; SHADLEN, KENNETH C.; BASTOS, FRANCISCO I.. The politics of COVID-19 vaccination in middle-income countries: Lessons from Brazil. SOCIAL SCIENCE & MEDICINE, v. 281, . (20/05230-8)
FONSECA, ELIZE M. DA; JARMAN, HOLLY; KING, ELIZABETH J.; GREER, SCOTT L.. Perspectives in the study of the political economy of COVID-19 vaccine regulation. REGULATION & GOVERNANCE, . (15/18604-5, 20/05230-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.