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Aprendizado das crianças no 3º e 4º anos do ensino fundamental e habilidades socioemocionais

Processo: 19/13187-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2020 - 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia do Bem-estar Social
Pesquisador responsável:Daniel Domingues dos Santos
Beneficiário:Daniel Domingues dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave
Assunto(s):Aprendizagem  Economia da educação 

Resumo

Embora avanços importantes tenham ocorrido na educação básica no Brasil, o país ainda enfrenta problemas com relação a aprendizagem. Portanto, o primeiro objetivo deste projeto é realizar um diagnóstico do aprendizado das crianças e identificar quais fatores são determinantes para o aprendizado nos anos iniciais, 3os e 4os do ensino fundamental. Serão investigados fatores que dizem respeito às características socioeconômicas, mas especialmente as habilidades socioemocionais dos estudantes, assim como do contexto escolar em que eles estão inseridos. Outro ponto a ser analisado é se o fato de a criança ter ou não frequentado educação infantil contribui para seu desempenho. O segundo objetivo é investigar questões que podem potencializar ou atenuar a implementação da BNCC em sala de aula, como sua aceitação, conhecimento, participação e expectativa por parte dos professores de 3os e 4os anos do ensino fundamental com relação à BNCC. Para atingir esses objetivos, a proposta do projeto é coletar informações desempenho em língua portuguesa e matemática, habilidades socioemocionais e informações sobre o contexto escolar e socioeconômico no âmbito das escolas de Ribeirão Preto (estaduais, municipais e particulares). Também serão aplicados questionários aos professores desses alunos. Esses questionários terão o propósito de captar as expectativas que os professores têm em relação ao aprendizado dos alunos e mindset dos professores, grau de conhecimento da BNCC e dos novos currículos e as principais necessidades dos professores para a implementação dos novos currículos. (AU)