Busca avançada
Ano de início
Entree

Solventes eutéticos naturais: síntese, caracterização e aplicações na determinação de As, Cd, Cr, Hg, Se e V em amostras ambientais por ICP-MS

Resumo

O desenvolvimento de métodos de preparo de amostras que priorizam a redução e substituição de reagentes e solventes, manipulação mínima das amostras, emprego de fontes energéticas mais eficientes e menor risco ao operador e meio ambiente são temas relacionados à Química Analítica Verde. O emprego de solventes pode causar impacto ambiental e, por isso, há uma grande preocupação e busca em desenvolver novos materiais com menor toxicidade, baixo custo e mais seguros aos analistas. Os solventes eutéticos naturais (NADES) são uma nova possibilidade que apresentam vantagens como biodegradabilidade, baixa toxicidade e preparação simples. A síntese desses novos NADES à base de aminoácidos combinados com açúcares e ácidos orgânicos pelos métodos de aquecimento e agitação, por evaporação, síntese assistida por ultrassom (SAU) e por radiação micro-ondas (SAM) será desenvolvida. A caracterização destes novos solventes será realizada por meio de técnicas de espectroscopia de infravermelho (IV), termogravimetria (TG), calorimetria exploratória diferencial (DSC), medidas de densidade e viscosidade com intuito de avaliar a formação destes NADES. Após a síntese e caracterização dos solventes, estes serão aplicados em diversos métodos verdes de preparo de amostras (extração a pressão e temperatura ambientes, extrações assistidas por radiação micro-ondas (MAE) e por ultrassom (UAE)), além de síntese concomitante com extração dos analitos pela técnica de dispersão da matriz em fase sólida (DMFS), em matrizes ambientais e tecidos biológicos. A determinação dos elementos potencialmente tóxicos As, Cd, Cr, Hg, Se e V será realizado por espectrometria de massas com plasma acoplado indutivamente (ICP-MS) com estudo das interferências inerentes à técnica. Alguns destes NADES serão avaliados para extração de contaminantes emergentes como os retardantes de chama (BRF´s) e detecção por cromatografia gasosa acoplada com espectrometria de massas (GC-MS) em amostras de lodo doméstico e industrial. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CALDEIRAO, LUCAS; FERNANDES, JOSE O.; GONZALEZ, MARIO HENRIQUE; GODOY, HELENA TEIXEIRA; CUNHA, SARA C. A novel dispersive liquid-liquid microextraction using a low density deep eutectic solvent-gas chromatography tandem mass spectrometry for the determination of polycyclic aromatic hydrocarbons in soft drinks. Journal of Chromatography A, v. 1635, JAN 4 2021. Citações Web of Science: 0.
RIBEIRO MENEZES, IOHANNA M. N.; NASCIMENTO, PATRICIA DE A.; GONZALEZ, MARIO H.; OLIVEIRA, ANDREA. Simple and Robust GFAAS Methods for Determination of As, Cd, and Pb in Hemp Products Using Different Sample Preparation Strategies. FOOD ANALYTICAL METHODS, JAN 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.