Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos taxonômicos integrados de planárias terrestres (Platyhelminthes, Tricladida) neotropicais, com ênfase na diversidade brasileira e chilena, e suas áreas de endemismos na Mata Atlântica

Resumo

As planárias terrestres, ou Geoplanidae (Platyhelminthes, Tricladida), com 900 espécies conhecidas, são tipicamente habitantes de florestas. Organismos pouco vágeis e sensíveis à dessecação, são um bom modelo em estudos aplicados. Recentemente entraram no debate do reconhecimento de áreas de endemismo, envolvendo as causas históricas destas áreas na Mata Atlântica. Nos últimos anos, houve considerável avanço no conhecimento da diversidade de Geoplaninae. No entanto, permanecem evidentes lacunas de conhecimento. A alfa-diversidade deve ser, pelo menos, o dobro da atual, conforme resultados preliminares da análise de ca. 4.000 espécimes coletados pelo autor deste projeto no Brasil (principalmente entre os estados do ES e RS) e no Chile. É reconhecido o monofiletismo de 16 dos 24 gêneros de Geoplaninae. As diagnoses de alguns gêneros, especialmente os endêmicos do Chile, são ambíguas e deficitárias. Um caso de não-monofiletismo apontado na literatura e ainda não resolvido é o chamado clado LIS, que inclui um gênero monotípico, um parafilético e um terceiro gênero, polifilético. Este projeto vai contribuir para o conhecimento da diversidade, sistemática e biogeografia das planárias terrestres neotropicais mediante (a) o estudo taxonômico integrativo de ca. 20 novas espécies, do Brasil e do Chile; (b) a revisão taxonômica do clado LIS, e (c) a investigação das áreas de endemismo na mata Atlântica. Serão usadas ferramentas atuais de análise e comparação de dados morfológicos e moleculares de animais já coletados e de espécimes a serem coletados na Bahia e em Pernambuco. Será testada a existência de áreas de endemismos na mata Atlântica entre Pernambuco e o Rio Grande do Sul. Os resultados propiciarão a melhor compreensão da diversificação de Geoplanidae no Neotrópico e das causas históricas da sua distribuição espacial. O projeto contribuirá para a consolidação da colaboração com pesquisadores associados, e para a formação de três pós-graduandos na taxonomia e sistemática de planárias e endemismos, e dois bolsistas TT-I em técnicas histológicas e moleculares. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, ANA LAURA; FRANCOY, TIAGO MAURICIO; ALVAREZ-PRESAS, MARTA; CARBAYO, FERNANDO. Convergent evolution: A new subfamily for bipaliin-like Chilean land planarians (platyhelminthes). ZOOLOGICA SCRIPTA, FEB 2021. Citações Web of Science: 0.
PRISCILA DONEGÁ JASPER; EUDÓXIA MARIA FROEHLICH; FERNANDO CARBAYO. A study on the etymology of the scientific names given to planarians (Platyhelminthes, Tricladida) by Ernest Marcus’ school. Papéis Avulsos de Zoologia (São Paulo), v. 61, p. -, 2021.
GOULART ARAUJO, ANA PAULA; CARBAYO, FERNANDO; RIUTORT, MARTA; ALVAREZ-PRESAS, MARTA. Five new pseudocryptic land planarian species of Cratera (Platyhelminthes: Tricladida) unveiled through integrative taxonomy. PeerJ, v. 8, SEP 4 2020. Citações Web of Science: 0.
DE OLIVEIRA, KARINE GOBETTI; BOLONHEZI, LAURA BIANCO; ALMEIDA, ANA LAURA; LAGO-BARCIA, DOMINGO; CARBAYO, FERNANDO. Three new Neotropical species and a new genus of land flatworms (Platyhelminthes, Geoplaninae). EUROPEAN JOURNAL OF TAXONOMY, v. 705, p. 1-21, AUG 20 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.