Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de reações em tempo real e matrizes complexas por técnicas avançadas de espectrometria de massas

Processo: 19/25634-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2020 - 30 de abril de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Thiago Carita Correra
Beneficiário:Thiago Carita Correra
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Alessandro Rodrigues
Assunto(s):Espectrometria de massas  Cálculos teóricos 

Resumo

A espectrometria de massas, sobretudo quando acoplada a fontes de ionização a pressão ambiente como a ionização por eletrospray (ESI), permite que informações detalhadas sobre mecanismos de reação sejam obtidas por conta da grande sensibilidade e do grande limite de detecção dinâmico desta técnica. Outras abordagens ortogonais para a diferenciação de isômeros, como a espectroscopia vibracional de íons na fase gasosa (ESI-MS-IRMPD) desenvolvida no Brasil em nosso grupo, elevam ainda mais o poder de elucidação desses mecanismos.Entretanto, o uso da fonte ESI, que é disseminado em praticamente todos os laboratórios de espectrometria de massas, não é efetivo em algumas condições, das quais se destacam o uso de solventes apolares e altas concentrações de sais. Além disso, métodos de amostragem periódica podem impedir que espécies com tempo de vida reduzidos sejam detectadas, incluindo intermediários de reação relevantes.Dessa forma, este projeto pretende desenvolver métodos que permitam a análise de reações em matrizes complexas que são incompatíveis com as fontes ESI, para expandir a gama de reações e processos que podem ser estudados pela espectrometria de massas acoplada à espectroscopia IRMPD.Assim, os objetivos desse projeto se resumem em desenvolver técnicas experimentais para o acompanhamento de reações em tempo real e a compatibilização do meio reacional para permitir que reações rápidas e em matrizes complexas possam ser analisadas por ESI-MS-IRMPD, assim como uma gama maior de amostras, o que também é de grande importância devido ao caráter multiusuários do grupo de pesquisa.As reações alvo de interesse para a química sintética e biológica que serão abordadas nesse projeto são as reações de ciclização mediadas por Pd/Cu e a reações mediadas por carbodiimidas, em especial a reação de formação de ligação peptídica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES-OLIVEIRA, ANDRE F.; BATISTA, PATRICK R.; DUCATI, LUCAS C.; CORRERA, THIAGO C. Analyzing the N-H+center dot center dot center dot pi interactions of protonated tryptophan and phenylalkylamines using QTAIM, NCl, and NBO. THEORETICAL CHEMISTRY ACCOUNTS, v. 139, n. 8 JUL 14 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.