Busca avançada
Ano de início
Entree

História (São Paulo)

Processo: 20/04324-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Periódico
Vigência: 01 de julho de 2020 - 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Paulo Cesar Goncalves
Beneficiário:Paulo Cesar Goncalves
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):História econômica  Trabalho  Colonização  Distribuição de terras  São Paulo  Artigo científico  Periódicos científicos  Publicações de divulgação científica 

Resumo

Ementa do Dossiê: Dentro do quadro de expansão e consolidação do capitalismo, a proposta do dossiê é, mediante perspectiva diacrônica, abarcar estudos dedicados aos enlaces específicos entre as trocas comerciais, os mundos do trabalho, a organização do espaço produtivo e a ordenação dos movimentos de população como prática política e econômica no território paulista nos séculos XVI a XX. Processo, este, responsável pela integração e ampliação dos laços entre São Paulo e o mercado mundial e pelo desenvolvimento do mercado interno, que configurou certa diversidade da produção agrícola, muitas vezes obscurecida pela grande lavoura exportadora. Dimensões que somente serão percebidas através de estudos que questionem e se articulem com trabalhos estruturais, por meio de análises regionalizadas e específicas, e que busquem compreender as estratégias de produção e acumulação de riqueza, os vínculos entre os mercados locais, regionais e internacionais, bem como o trânsito e a fixação de populações, tendo como pano de fundo as dinâmicas e as transformações do capitalismo. (AU)

Publicações científicas (15)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOSÉ FLÁVIO MOTTA; LUCIANA SUAREZ GALVÃO. Pessoas Partidas: o comércio de partes de escravos (Piracicaba, Província de São Paulo, 1861-1887). História, v. 39, p. -, 2020.
MARIA IZILDA SANTOS DE MATOS; OSWALDO TRUZZI. Colonização e fronteiras: portugueses, presença, trabalho e lutas nos interiores de São Paulo. História, v. 39, p. -, 2020.
RENATO LEITE MARCONDES; JEFFERSON BERTOLAI. Crédito e Agricultura: hipotecas rurais em Ribeirão Preto (1895-1905). História, v. 39, p. -, 2020.
PAULO EDUARDO TEIXEIRA. A colonização e a economia açucareira em Campinas, 1765 a 1829. História, v. 39, p. -, 2020.
PAULO CESAR GONÇALVES; LÉLIO LUIZ DE OLIVEIRA; PABLO OLLER MONT SERRATH. São Paulo e os sentidos da colonização. História, v. 39, p. -, 2020.
CARLOS DE ALMEIDA PRADO BACELLAR. Desbravando os sertões paulistas, séculos XVI a XIX. História, v. 39, p. -, 2020.
VIVIANE HENGLER CORRÊA CHAVES; CRISTIANE HENGLER CORRÊA BERNARDO. Norbert Wiener: história, ética e teoria. História, v. 39, p. -, 2020.
VIVIANA LO MONACO. Phrourion: History and Archaeology of a Word. História, v. 39, p. -, 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.