Busca avançada
Ano de início
Entree

Plataforma de geomarketing de baixo custo para utilização por usuários não especialistas em SIG

Processo: 19/16481-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de agosto de 2020 - 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Ivan Shieh Basotti
Beneficiário:Ivan Shieh Basotti
Empresa:Geomeridium Serviços de Inteligência Geográfica Ltda
CNAE: Atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente
Município: Campinas
Pesquisadores principais:Samuel Andrade da Silva
Bolsa(s) vinculada(s):20/12654-9 - Plataforma de geomarketing de baixo custo para utilização por usuários não especialistas em sig, BP.TT
Assunto(s):Mapeamento  Marketing  Plataforma (computação)  Geolocalização  Sistema de informação geográfica (SIG)  Pesquisa de mercado 

Resumo

A presente proposta visa o desenvolvimento de uma plataforma de geomarketing de baixo custo e que não requer conhecimentos especializados de marketing ou de SIG para a sua utilização. Apesar de existirem diversas plataformas de SIG - Sistemas de Informação Geográfica e, mais especificamente, Plataformas de Geomarketing para análises de mercado, tais plataformas demandam custos altos de licença de uso e equipes multidisciplinares compostas por profissionais de marketing e por especialistas em SIG, com capacitação e conhecimentos específicos para a sua utilização. Assim, geralmente tais plataformas são acessíveis somente a grandes empresas, que possuem os recursos financeiros e de RH necessários. Ressalta-se ainda que análises de mercado não devem ser atividades pontuais, mas, pelo contrário, devem ser constantemente atualizadas com as mudanças e novas tendências do mercado. A grande maioria das micro, pequenas e médias empresas, que também poderiam se beneficiar dessas ferramentas de análise, não têm acesso às plataformas de geomarketing, devido ao seu alto custo de uso e também porque não possuem pessoas dedicadas ao estudo de mercado.Portanto, o desenvolvimento de uma plataforma de geomarketing de baixo custo e que não necessite de capacitação técnica especializada para a sua utilização poderá alavancar os negócios dos pequenos empreendedores e trazer um ganho substancial para a economia do país. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Treinamento técnico em desenvolvimento Front-End e em Business Intelligence 
Treinamento técnico em desenvolvimento Front-End e em Business Intelligence