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Efeitos do treino de estratégias de categorização semantica na memória episódica de crianças e adolescentes

Processo: 20/03362-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de junho de 2020 - 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Eurípedes Constantino Miguel Filho
Beneficiário:Eurípedes Constantino Miguel Filho
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:children and adolescents | functional magnetic resonance imaging | semantic strategy training | typical development | Verbal episodic memory encoding | Memória e Treino Cognitivo

Resumo

Memória episódica é a habilidade de aprender, armazenar e evocar novas informações. O cortex prefrontal (PFC) é uma área crucial envolvida nessa capacidade. Demonstrou-se que o treinamento cognitivo melhora a memória episódica em adultos e idosos. No entanto, não há estudos examinando os efeitos do treinamento cognitivo na codificação da memória episódica em crianças e adolescentes com desenvolvimento típico. Este estudo investigou os efeitos comportamentais e o correlato neural do treinamento da estratégia de categorização semântica em crianças e adolescentes durante a parte de codificação da memória episódica verbal usando ressonância magnética funcional (fMRI). Participantes com faixa etária de 7 a 18 anos foram escaneados antes e depois do treino de categorização semântica durante a codificação das listas de palavras. Os resultados mostraram melhor desempenho da memória em adolescentes, mas não em crianças. Deativação do PFC medial anterior / cingulado anterior e maior ativação no giros orbitais lateral direito, polo frontal direito e giro frontal médio direito foram encontradas após o treino em adolescentes quando comparados a crianças. Essas descobertas sugerem diferentes caminhos maturacionais das regiões do cérebro, especialmente no PFC, e deativação em áreas de rede no modo padrão, envolvidas em processos bem-sucedidos de memória e executivos no cérebro em desenvolvimento. (AU)

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