Busca avançada
Ano de início
Entree

"avaliação da qualidade ambiental do Sistema Estuarino de Santos, São Vicente e Bertioga, litoral sul do Estado de São Paulo: um estudo multiproxies" - (AQUASAN)

Processo: 19/13833-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2020 - 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Geológica
Pesquisador responsável:Silvia Helena de Mello e Sousa
Beneficiário:Silvia Helena de Mello e Sousa
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Carla van der Haagen Custodio Bonetti ; Eduardo Siegle ; Emmanuelle GESLIN ; Keila Modesto Tramonte ; Márcia Caruso Bícego ; Maria Virgínia Alves Martins ; Michel Michaelovitch de Mahiques ; Renata Hanae Nagai ; Rubens Cesar Lopes Figueira ; Vivian Helena Pellizari
Assunto(s):Qualidade ambiental  Monitoramento  Foraminifera  Micropaleontologia 

Resumo

O presente projeto tem como proposta avaliar a qualidade ambiental do sistema estuarino de Santos, São Vicente e Bertioga, que apesar de ter sido submetido a um programa de recuperação ambiental, apresenta ainda altos índices contaminação, além de sofrer impactos naturais como escape de gás metano. A proposta consistirá de um estudo multiproxies, com análises sedimentológicas, geoquímicas (composição da matéria orgânica, metais e semi metais, extração química sequencial, e isótopos estáveis em foraminíferos), de meiofauna (foraminíferos bentônicos), em sedimentos de superfície e de testemunhos, possibilitando assim identificar as condições de referência in situ e distinguir os estágios pré-impactado e impactado. A análise de metagenômica de sequenciamento de DNA ambiental será também aplicada em sedimentos superficiais, e auxiliará na obtenção de dados de diversidade da população de foraminíferos. Os dados gerados no trabalho serão de grande auxílio no estabelecimento de estratégias de biomonitoramento e de gestão ambiental de sistemas estuarinos tropicais/subtropicais, que poderão ser utilizadas em empresas públicas reguladoras e fiscalizadoras. (AU)