Busca avançada
Ano de início
Entree

"Avaliação da qualidade ambiental do sistema estuarino de Santos, São Vicente e Bertioga, litoral sul do estado de São Paulo: um estudo multiproxies" - (AQUASAN)

Resumo

O presente projeto tem como proposta avaliar a qualidade ambiental do sistema estuarino de Santos, São Vicente e Bertioga, que apesar de ter sido submetido a um programa de recuperação ambiental, apresenta ainda altos índices contaminação, além de sofrer impactos naturais como escape de gás metano. A proposta consistirá de um estudo multiproxies, com análises sedimentológicas, geoquímicas (composição da matéria orgânica, metais e semi metais, extração química sequencial, e isótopos estáveis em foraminíferos), de meiofauna (foraminíferos bentônicos), em sedimentos de superfície e de testemunhos, possibilitando assim identificar as condições de referência in situ e distinguir os estágios pré-impactado e impactado. A análise de metagenômica de sequenciamento de DNA ambiental será também aplicada em sedimentos superficiais, e auxiliará na obtenção de dados de diversidade da população de foraminíferos. Os dados gerados no trabalho serão de grande auxílio no estabelecimento de estratégias de biomonitoramento e de gestão ambiental de sistemas estuarinos tropicais/subtropicais, que poderão ser utilizadas em empresas públicas reguladoras e fiscalizadoras. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE JESUS, MARCIO S. DOS S.; FRONTALINI, FABRIZIO; BOUCHET, VINCENT M. P.; YAMASHITA, CINTIA; SARTORETTO, JULIE R.; FIGUEIRA, RUBENS C. L.; DE MELLO E SOUSA, SILVIA H. Reconstruction of the palaeo-ecological quality status in an impacted estuary using benthic foraminifera: The Santos Estuary (Sao Paulo state, SE Brazil). MARINE ENVIRONMENTAL RESEARCH, v. 162, DEC 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.