Auxílio à pesquisa 19/19528-1 - Administração participativa, Educação ambiental - BV FAPESP
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Educação ambiental e gestão de Unidades de Conservação do estado de São Paulo: articulação de saberes na construção de comunidades de aprendizagem

Processo: 19/19528-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística - Fundação Florestal
Pesquisador responsável:Rosana Louro Ferreira Silva
Beneficiário:Rosana Louro Ferreira Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: ADRIANA NEVES DA SILVA ; Beatriz Vieira Freire ; Carmen Lúcia Melges Elias Gattás ; Denise de La Corte Bacci Toledo ; Natalia Pirani Ghilardi-Lopes ; Vanessa Puerta Veruli
Bolsa(s) vinculada(s):20/10609-6 - Sistematizando saberes e produções de educação ambiental em unidades de conservação, BP.TT
Assunto(s):Administração participativa  Educação ambiental  Educomunicação  Biodiversidade  Aprendizado social  Áreas de conservação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem social | Biodiversidade | Educação Ambiental | educomunicação | Gestão Participativa | Unidades de Conservação | Educação ambiental

Resumo

As metas 1, 17 e 19 das Metas de Aichi dependem, prioritariamente, de uma sociedade que se proponha a participar das discussões e decisões referentes à biodiversidade e a sustentabilidade socioambiental, fazendo-se necessário a problematização e o diálogo de saberes da relação entre os conhecimentos científicos sobre a biodiversidade com a diversidade cultural das comunidades locais. Nesse sentido, a pesquisa em EA oferece caminhos para envolver o público com as questões ambientais por meio da ação participativa, uma das características da EA crítica, auxiliando a guiar os sujeitos para mudanças de valores e atitudes. A partir de referências sobre formação participativa de professores, educação ambiental crítica, educomunicação e aprendizagem social, temos encontrado respaldo na constituição de comunidades de aprendizagem, cuja estrutura é formada por um grupo de pessoas que estão associadas em torno de um objetivo comum de aprendizagem, em uma dinâmica de diálogo, para resolver um problema que as preocupa ou para construir um projeto comum. O projeto tem como principal objetivo investigar a construção colaborativa de planos e práticas de educação ambiental, bem como proporcionar a disseminação desse conhecimento entre unidades, entes e atores, com vistas a subsidiar as equipes gestoras das UCs nas suas atividades educativas e relações socioambientais voltadas à conservação e ao uso sustentável da biodiversidade. A pesquisa se fundamentará em abordagens quantitativa e qualitativa (método misto), originadas a partir de questões de pesquisa iniciais. Os principais instrumentos que utilizaremos serão as produções dos diferentes atores sociais (vídeos, planos de educação ambiental, mapeamento socioambiental, registros de ações formativas, entre outros), questionários, entrevistas e grupos focais. Realizaremos análise estatística dos dados, utilizando como ferramenta os softwares SPSS e o NVivo. Também serão usados questionários avaliativos do processo de formação de professores e monitores ambientais. Com base na primeira análise de dados buscaremos estreitar as relações com as equipes gestoras de quatro UCs que concordarem em participar dessa investigação e que representem problemas socioambientais substanciais em comum acordo com nossos referenciais de ação. O projeto se propõe a acompanhar a construção e implementação dos planos de EA nessas quatro UCs. Em etapa posterior utilizaremos grupos focais, para discussão de resultados parciais com equipe gestora e para a construção de processos formativos e planos de educação ambiental inovadores nas UCs. Os resultados esperados vão de encontro aos referenciais descritos, de maneira a envolver a comunidade local na gestão da UC, fomentando uma participação mais ativa no conselho gestor e nas ações de conservação e uso sustentável da biodiversidade. Algumas ferramentas serão priorizadas, como a educomunicação (produção de filmes e outras mídias), a ciência cidadã (tema do declínio das abelhas e gestão da biodiversidade), e formação de professores (ação de cadeia nas escolas do entorno das UCs determinadas, provocando um sentimento de pertencimento e gerando participação da comunidade no conselho gestor das UCs). Os resultados serão disponibilizados de forma contínua durante o projeto, uma vez que será desenvolvido em parceria com a comunidade/participantes envolvida/os no projeto, por meio da divulgação de cursos de formação e oficinas, produção de vídeo, parceria com o conselho gestor das UCs, elaboração de material didático para subsidiar a formação de professores e monitores ambientais e elaboração de livros ao final do projeto. Portanto, esperamos que a pesquisa traga subsídios para outras UCs aprimorarem seus planos de educação ambiental e implementarem ou replicarem a formação de monitores e professores, envolvendo a comunidade local de acordo com a realidade de cada UC, utilizando ferramentas de aprendizagem social e educomunicação. (AU)

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