Busca avançada
Ano de início
Entree

Mineralogia brasileira: caracterização de espécies minerais novas e raras

Processo: 19/23498-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2020 - 30 de junho de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Daniel Atencio
Beneficiário:Daniel Atencio
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Andrezza de Almeida Azzi ; Marcelo Barbosa de Andrade
Assunto(s):Mineralogia  Recursos minerais do Brasil  Caracterização mineralógica  Composição química  Estrutura cristalina  Novos minerais  Minerais raros 

Resumo

Este projeto representa a continuidade do trabalho, que já vem sendo desenvolvido com êxito, de estudo de minerais novos e raros do Brasil, visando enriquecer o conhecimento mineralógico atual, através de pesquisas que incluem a determinação de estruturas cristalinas e solução de problemas de nomenclatura mineralógica. Estudos referentes ao relacionamento entre estes minerais e suas associações (assembleias, rochas, gênese, paragênese) também fazem parte do projeto. A descrição completa de minerais novos do Brasil, de acordo com os padrões da Comission on New Minerals, Nomenclature and Classification (CNMNC) da International Mineralogical Association (IMA) será efetuada, com submissão de propostas de nomenclatura. Para execução deste projeto, serão realizados trabalhos com amostras já coletadas em diversas ocorrências brasileiras e amostras obtidas durante novos trabalhos de campo a serem realizados. Entre as muitas amostras já coletadas, estão as de diversos pegmatitos de Minas Gerais, do maciço alcalino de Poços de Caldas, Minas Gerais, dos carbonatitos de Cajati, em São Paulo, e Araxá, em Minas Gerais. De um pegmatito de Conselheiro Pena, Minas Gerais, já foi localizado um mineral novo, em estudo. De Poços de Caldas, onde foram descritos recentemente os minerais novos manganoeudialita e fluorlamprofilita, identificaram-se agora pelo menos quatro minerais novos, que também estão em estudo. De Cajati, são todos os cinco minerais-tipo de estado de São Paulo: zirkelita, quintinita, menezesita, pauloabibita e melcherita. Pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento, relacionadas ao assunto, serão levadas a efeito. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ATENCIO, DANIEL; AZZI, ANDREZZA DE ALMEIDA. Cerite: a new supergroup of minerals and cerite-(La) renamed ferricerite-(La). MINERALOGICAL MAGAZINE, v. 84, n. 6, p. 928-931, DEC 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.