Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do enriquecimento ambiental na aprendizagem e memória em peixes: implicações epigenéticas, neurais e comportamentais

Resumo

Uma das formas de garantir o bem-estar animal é por meio do Enriquecimento Ambiental, que visa proporcionar uma melhor qualidade de vida aos animais de produção e cativeiro e consiste em um conjunto de técnicas destinadas a modificação do ambiente, proporcionando comodidade e satisfação comportamental aos animais. O Enriquecimento Ambiental (EA) pode proporcionar um ambiente adequado de criação, com o mínimo de estresse e atendendo as necessidades comportamentais dos indivíduos. Tal manipulação ambiental é responsável pela exposição de animais a situações novas e complexas, que geram estímulos sensoriais, cognitivos e físicos. Estes por sua vez, podem interferir no processo de aprendizagem, no desenvolvimento neurológico e na alteração das respostas comportamentais. Dentro dos preceitos de bem estar animal, a literatura é hipertorfiada em modelos de estudo em roedores, o que provoca lacunas no conhecimento e a inexistência de uma abordagem evolutiva. Em relação à produção animal, a aplicação do conceito de bem estar deve ir além de aves e mamíferos, uma vez que a produção de peixes vem crescendo para consumo humano, com a perspectiva de peixes criados em condições de bem-estar e melhor qualidade de vida. Neste projeto proponho a utilização de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) como modelo animal para compreensão do efeito do Enriquecimento Ambiental nos processos de aprendizagem e memória, investigando os aspectos comportamentais e neurais inerentes a estes processos, bem como a aplicação do EA na aquicultura, onde os preceitos de bem estar animal são incipientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMARGO-DOS-SANTOS, BRUNO; CARLOS, CLARISSA LEROIS; FAVERO-NETO, JOAO; CAPELINI ALVES, NINA PACHECO; GONCALVES, BRUNO BASTOS; GIAQUINTO, PERCILIA CARDOSO. Welfare in Nile Tilapia Production: Dorsal Fin Erection as a Visual Indicator for Insensibility. ANIMALS, v. 11, n. 10 OCT 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.