Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de vacina contra a COVID-19

Resumo

Passados meses da disseminação mundial do coronavírus SARS-CoV-2, fica claro que o desenvolvimento e produção de uma vacina segura e eficaz é uma estratégia de política pública promissora para combater a pandemia, permitindo a reabertura completa da economia e a prevenção de novas ondas epidêmicas. O Instituto Butantan é uma instituição centenária dedicada ao desenvolvimento de medicamentos biológicos, sendo responsável por fornecer 65% de todas as vacinas e 100% de soros ao sistema de saúde público do Brasil. Considerando a sua qualificação, autossuficiência e capacidade de responder com agilidade aos desafios específicos da saúde da população, o instituto tem atraído parcerias com os principais desenvolvedores de imunobiológicos do mundo para o desenvolvimento e produção de vacinas para a COVID-19. O acordo firmado entre Instituto Butantan e Sinovac Biotech Ltd para a realização da Fase III dos ensaios clínicos e posterior produção da vacina desenvolvida pela empresa chinesa é relevante em função da eficácia demonstrada pela vacina inativada nas Fases I e II e por ser uma tecnologia tradicional e de ampla utilização. A FAPESP, que tem reconhecidamente um papel destacado na produção de conhecimento e de novas tecnologias, é fundamental na busca de soluções para temas urgentes. A relação que será estabelecida entre Instituto Butantan e Fapesp para apoiar as atividades que envolvam o desenvolvimento e regulamentação da vacina inativada contra a COVID-19 vai em direção ao estabelecimento de políticas de controle e mitigação da pandemia que impactam a saúde e a condição social e econômica do país. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Las vacunas en el mundo real 
Una ciudad convertida en laboratorio 
As vacinas no mundo real 
Estudo em Serrana indica controle da epidemia após 75% de adultos imunizados 
A cidade como laboratório 
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o auxílio:
Startups apoiadas pelo PIPE-FAPESP desenvolvem vacinas contra a COVID-19 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SLAVOV, SVETOSLAV N.; PATANE, JOSE S. L.; BEZERRA, RAFAEL DOS SANTOS; GIOVANETTI, MARTA; FONSECA, VAGNER; MARTINS, ANTONIO J.; VIALA, VINCENT L.; RODRIGUES, EVANDRA S.; SANTOS, ELAINE V.; BARROS, CLAUDIA R. S.; MARQUEZE, ELAINE C.; SANTOS, BIBIANA; ABURJAILE, FLAVIA; NETO, RAUL M.; MORETTI, DEBORA B.; HADDAD, RICARDO; CALADO, RODRIGO T.; KITAJIMA, JOAO P.; FREITAS, ERIKA; SCHLESINGER, DAVID; JUNIOR DE ALCANTARA, LUIZ C.; ELIAS, MARIA C.; SAMPAIO, SANDRA C.; KASHIMA, SIMONE; COVAS, DIMAS T. Genomic monitoring unveil the early detection of the SARS-CoV-2 B.1.351 (beta) variant (20H/501Y.V2) in Brazil. Journal of Medical Virology, v. 93, n. 12 JUL 2021. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.