Auxílio à pesquisa 20/04174-7 - Filosofia da educação, Félix Guattari - BV FAPESP
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Pensar educação com Félix Guattari: da máquina escolar à microrrevolução do desejo

Processo: 20/04174-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Alexandre Filordi de Carvalho
Beneficiário:Alexandre Filordi de Carvalho
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Carlos Eduardo Ribeiro ; Marco Antonio Sabatini Ribeiro ; Pedro Angelo Pagni ; Rodrigo Barbosa Lopes ; Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Assunto(s):Filosofia da educação  Félix Guattari  Sociedade  Capitalismo  Escolas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Félix Guattari | Máquina escolar | Microrrevolução de desejos | Produção de subjetivação | Sociedade Capitalista | Filosofia da Educação

Resumo

O objetivo geral do projeto é investigar o pensamento de Félix Guattari na vertente de sua atualização e potência analítico-conceitual para a área da Educação. De modo específico, privilegia-se pesquisar como a máquina escolar tem sido montada e desmontada conforme os interesses produtivos da sociedade capitalista contemporânea. No cerne dessa questão encontra-se a produção de subjetivação otimizada por atitudes, comportamentos, ações e modos de se relacionar às expensas da lógica da própria máquina capitalista. A hipótese analítica é a de que as experiências de microrrevoluções de desejo podem instar os sujeitos da/na máquina escolar a agir com o intuito de curto-circuitar o seu estado atual, produzindo relações singulares que, não necessariamente, repliquem os coeficientes de dominação subjetiva. Nessa perspectiva, pensar a topografia da máquina escolar também é instar à produção de outras conexões de agenciamentos com a experiência escolar e educativa; criar outras derivações que potencializem a produção de subjetivação considerando os processos de singularização e de relações grupais - grupos-sujeitos, resistindo, assim, o próprio modo de produção de desejo e de subjetivação vigentes. Por se tratar de uma pesquisa de aspecto teórico, a metodologia apoia-se, sobretudo, na investigação bibliográfica da obra de Félix Guattari, seus intérpretes e comentadores. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALEXANDRE FILORDI DE CARVALHO; WALTER OMAR KOHAN; SILVIO GALLO. Paulo Freire e as subjetividades geradoras: um modo de vida filosófico para a educação contemporânea. Pro-Posições, v. 32, . (20/04174-7)

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