Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto dos distúrbios do sono na hipertensão arterial: uma abordagem multifacetada

Resumo

Os Distúrbios de Sono são condições clínicas cada vez mais comuns na nossa Sociedade. Dentre estes se destacam a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) e a curta duração do sono (CDS). Estudos prévios sugerem uma associação dos distúrbios de sono com diversas doenças cardiovasculares, incluindo a hipertensão arterial sistêmica (HAS). Apesar dos avanços na área, diversos pontos importantes ainda continuam sem resposta: 1) isoladamente, tanto a AOS e como a CDS estão associadas com a HAS. No entanto, estudos que avaliaram a AOS não consideraram a presença da CDS e vice-versa. Além disto, a maioria dos estudos avaliou a duração do sono de forma subjetiva; 2) o papel da AOS na lesão de órgãos-alvo (LOA) com contexto da HAS não está claro; 3) o impacto prognóstico da AOS na hipertensão resistente não foi estudado; 4) a interação da AOS com outras causas de hipertensão secundária foi pouco explorado; 5) conforme recente posicionamento da American Heart Association, o efeito do CPAP na pressão arterial (PA) ainda não está bem estabelecido, incluindo em pacientes hipertensos com co-morbidades, como por exemplo pacientes com doença renal crônica; 6) o efeito do CPAP na redução da PA é variável e a criação de biomarcadores que predizem resposta pressórica e aumento do risco cardiovascular é altamente desejável. Usando uma abordagem multidisciplinar e com colaboração Internacional, o presente projeto Temático pretende responder perguntas com clara relevância clínica sobre o impacto dos distúrbios de sono na HAS e na LOA, o efeito do tratamento da AOS sobre a PA e LOA, a avaliação de potenciais mecanismos envolvidos e potencial criação de biomarcadores que predizem risco e resposta ao tratamento da AOS. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIATTI, SORAYA; SANTOS, RONALDO B.; AIELO, ALINE N.; SILVA, WAGNER A.; PARISE, BARBARA K.; SOUZA, SILVANA P.; PIO-ABREU, ANDREA; BORTOLOTTO, LUIZ A.; LOTUFO, PAULO A.; BENSENOR, ISABELA M.; DRAGER, LUCIANO F. Association of Sodium with Obstructive Sleep Apnea The ELSA-Brasil Study. ANNALS OF THE AMERICAN THORACIC SOCIETY, v. 18, n. 3, p. 502-510, MAR 2021. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.