Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil proteômico pulmonar da síndrome do desconforto respiratório agudo associada à malária: identificação e validação de biomarcadores

Processo: 20/03163-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2020 - 31 de agosto de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia
Pesquisador responsável:Sabrina Epiphanio
Beneficiário:Sabrina Epiphanio
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Carla Claser ; Cláudio Romero Farias Marinho ; Giuseppe Palmisano ; Lívia Rosa Fernandes
Assunto(s):Estudos experimentais  Proteômica  Malária 

Resumo

A malária é uma doença infecciosa parasitária considerada um problema de saúde pública e representa um perigo para as mais diversas populações. Presente em 97 países, considerados como áreas endêmicas, esta doença coloca em risco 40% da população mundial. Infecções por Plasmodium spp. podem levar a um quadro respiratório grave, com complicações pulmonares como a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). Esta síndrome é caracterizada por inflamação aguda, lesão do endotélio alveolar e do parênquima pulmonar, disfunção e aumento da permeabilidade da barreira alvéolo-capilar pulmonar e, consequente formação de edema. Assim, face as diversas lacunas existentes relacionadas a patogênese, assim como a ausência de biomarcadores para a SDRA associada à malária, este projeto tem como objetivo identificar o painel de proteínas em camundongos que desenvolvem esta síndrome, assim como para reconhecê-las possíveis biomarcadores. A identificação desse conjunto de proteínas e crucial para o para diagnóstico precoce, desenvolvimento de estratégias profiláticas e para o tratamento, bem como a compreensão da SDRA associada a malária. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SERCUNDES, MICHELLE K.; ORTOLAN, LUANA S.; JULIO, VIVIANE DA SILVA; BELLA, LEONARDO M.; QUIRINO, THATYANE DE CASTRO; DEBONE, DANIELA; CARNEIRO-RAMOS, MARCELA S.; CHRISTOFFOLETE, MARCELO A.; MARTINS, JOILSON O.; D'IMPERIO LIMA, MARIA REGINA; et al. lockade of caspase cascade overcomes malaria-associated acute respiratory distress syndrome in mic. CELL DEATH & DISEASE, v. 13, n. 2, . (20/03163-1, 13/20718-3, 15/06106-0, 20/06747-4, 20/03175-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.