Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem de ordem reduzida para controle em aerodinâmica e aeroacústica

Processo: 19/27655-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2020 - 31 de agosto de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:André Valdetaro Gomes Cavalieri
Beneficiário:André Valdetaro Gomes Cavalieri
Instituição-sede: Divisão de Engenharia Aeronáutica (IEA). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Pesq. associados:Filipe Ramos do Amaral ; Kenzo Sasaki ; Tiago Barbosa de Araújo
Assunto(s):Aeroacústica  Turbulência  Escoamento  Ruído  Aeronaves 

Resumo

O presente documento é um projeto de pesquisa submetido à FAPESP na categoria Auxílio a Pesquisa - Regular. O coordenador do projeto e pesquisador principal é professor adjunto do departamento de Aerodinâmica, divisão de Engenharia Aeronáutica do ITA. O trabalho trata do desenvolvimento de modelos de ordem reduzida para aplicações em controle de escoamento, visando ao controle da transição para a turbulência em camadas limite e à redução do ruído emitido por superfícies aerodinâmicas e jatos; em ambos os casos a atuação ocorre por meio da manipulação do escoamento, com o controle de instabilidades hidrodinâmicas. O desenvolvimento de tais modelos requer análises detalhadas de bases de dados experimentais ou numéricas, que uma vez devidamente processadas podem fornecer informações sobre as estruturas relevantes nos escoamentos em questão. Finalmente, tais modelos serão utilizados para o desenvolvimento de aplicações de controle em malha aberta ou fechada, que serão testados em experimentos com o objetivo de retardar a transição para a turbulência ou de reduzir a emissão sonora por aerofólios. Serão avaliados os ganhos potenciais decorrentes da aplicação de controle, bem como a robustez dos mecanismos empregados. As aplicações de controle potencialmente levarão a novos conceitos inovadores para redução de ruído e de arrasto de aeronaves. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAVALIERI, ANDRE V. G.; REMPEL, ERICO L.; NOGUEIRA, PETRONIO A. S.. Transition to chaos in a reduced-order model of a shear layer. JOURNAL OF FLUID MECHANICS, v. 932, . (19/27655-3)
AMARAL, FILIPE R.; CAVALIERI, ANDRE V. G.; MARTINI, EDUARDO; JORDAN, PETER; TOWNE, AARON. Resolvent-based estimation of turbulent channel flow using wall measurements. JOURNAL OF FLUID MECHANICS, v. 927, . (19/02203-2, 19/27655-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.