Resumo
O acesso a água de excelente qualidade é uma necessidade em todo o mundo. O Brasil, embora rico em fontes de água doce, tem importantes preocupações quanto à segurança hídrica, particularmente nas áreas urbanas mais povoadas. A região metropolitana de Campinas, no estado de São Paulo, enfrenta dificuldades significativas relacionadas à escassez de água e poluição. A qualidade da água não é importante apenas para o abastecimento de água potável, mas também para os múltiplos usos da água, como a irrigação, pecuária, recreação, indústria e proteção da vida aquática. Para resolver esses problemas e desenvolver tecnologias aplicáveis a outras áreas do Brasil e da América Latina, a SANASA, a Companhia de Água e Saneamento de Campinas e a UNICAMP, da Universidade Estadual de Campinas, estão enviando uma proposta à FAPESP para apoiar a criação do Centro de Pesquisas de Água (BWRC). A Universidade Estadual de Campinas sediará este inovador centro de pesquisa de água, cujo objetivo é realizar pesquisas avançadas para lidar com as necessidades relacionadas ao tratamento de água e esgoto e à segurança hídrica. Disponibilidade de água, telemetria e controle de perdas também serão abordados. Os projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no BWRC devem se desdobrar em conhecimento, produtos e políticas públicas. Portanto, nosso plano também inclui atividades relacionadas à transferência de tecnologia, educação, disseminação de conhecimento e regulamentação. A questão regulatória é um problema crítico de longo prazo que precisa ser enfrentado para permitir uma rápida transformação da realidade brasileira em relação às novas tecnologias de água e saneamento. Entre as metas do BWRC, podemos destacar: a) o desenvolvimento de estratégias de segurança hídrica para mitigar as mudanças climáticas e a falta de infraestrutura existente; b) o desenvolvimento de tecnologias de filtragem inovadoras e mais eficientes e tratamentos avançados tanto para água como para esgoto, visando oferecer água de baixo custo e qualidade superior para a região de Campinas; c) melhorar a distribuição de água, diminuir as perdas de água e implementar a telemetria em escala piloto para o consumo de água na região de Campinas; d) promover a inovação, a transferência de tecnologia, incluindo a disseminação de conhecimento para o pessoal técnico da SANASA e outras empresas de água do Brasil, bem como de outros países em desenvolvimento; e e) atuar pró-ativamente na formulação e implementação de políticas públicas regionais e nacionais relacionadas à implementação de tecnologias inovadoras de água e esgoto. O plano de criação do BWRC é apresentado como um programa de pesquisa de 10 anos e, para alcançar nossos objetivos, contamos com uma equipe de pesquisadores qualificados e especialistas em recursos hídricos trabalhando em rede com instituições nacionais e internacionais. (AU)
Publicações científicas
(4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, ARTHUR DA SILVA VASCONCELOS DE;
VIEIRA, WEDJA TIMOTEO;
BISPO, MOZART DALTRO;
DE MELO, SAMARA FARIAS;
DA SILVA, THIAGO LOPES;
BALLIANO, TATIANE LUCIANO;
ADEODATO VIEIRA, MELISSA GURGEL;
SOLETTI, JOAO INACIO.
Caffeine removal using activated biochar from acai seed (Euterpe oleracea Mart): Experimental study and description of adsorbate properties using Density Functional Theory (DFT).
JOURNAL OF ENVIRONMENTAL CHEMICAL ENGINEERING,
v. 9,
n. 1
FEB 2021.
Citações Web of Science: 0.