Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito Antitumoral do Látex Synadenium Grantii Hook F. em Modelos Pré-clínicos de Carcinomas Mamários

Resumo

Os tumores de mama nas cadelas são frequentes em mulheres e cadelas e representam as neoplasias mais comuns em ambas espécies. Dentre as similaridades entre os tumores das duas espécies, estão o aparecimento espontâneo, evolução do tumor, o comportamento biológico e a expressão de alguns receptores. Assim, a cadela é considerada um modelo natural para a doença. Alguns tumores representam um desafio terapêutico e novas terapias são necessárias para um melhor prognóstico das pacientes. Diferentes fármacos quimioterápicos foram extraídos de compostos botânicos, e o cerrado brasileiro apresenta uma diversidade de plantas que podem apresentar potencial para identificação de novos fármacos. A Synadenium grantii HOOK F., uma espécie botânica utilizada na etnomedicina na região centro-oeste e sul do Brasil, é utilizada empiricamente no tratamento de uma série de doenças, incluindo o câncer. Assim, estudo com látex de S. grantii, são promissores para identificação de compostos antitumorais. Assim a presente pesquisa tem por objetivo avaliar características químicas do extrato etanólico bruto (EEB) do látex de Synadenium grantii HOOK F., separar e identificar compostos ativos através de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) e espectrofotometria de massas de alta resolução (EMAR). Ainda, avaliar os efeitos do extrato etanólico bruto do látex de S. grantii em modelos in vitro e in vivo de carcinoma mamário. A CLAE será realizada para identificação dos compostos presentes no látex de S. grantii, e a sua ação antitumoral in vitro, será avaliada em células de tumores mamários de cadelas e mulheres. Para isso, será identificado a dose IC50 do látex de S. grantii, e as células serão tratadas para avaliar o efeito do látex na migração e indução de apoptose/necrose das células. Posteriormente, o efeito antitumoral in vivo será avaliado no TE. Portanto, será estabelecido o modelo in vivo do TE para avaliação do efeito antitumoral do látex S. grantii. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAINETTI, PATRICIA DE FARIA; LEIS-FILHO, ANTONIO FERNANDO; LAUFER-AMORIM, RENEE; BATTAZZA, ALEXANDRE; FONSECA-ALVES, CARLOS EDUARDO. Mechanisms of Resistance to Chemotherapy in Breast Cancer and Possible Targets in Drug Delivery Systems. PHARMACEUTICS, v. 12, n. 12 DEC 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.