Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização dos mecanismos moleculares e funcionais envolvidos nas disfunções endócrino-metabólicas, cardiovasculares e neurais induzidas pela restrição de aminoácidos in vitro e in vivo: possível papel terapêutico do ácido biliar TUDCA

Resumo

A desnutrição ainda acomete milhares de pessoas em todo mundo. Além das mortes ocasionadas, a desnutrição durante fases iniciais da vida compromete o desenvolvimento de órgãos e tecidos essenciais à manutenção do metabolismo glicêmico, lipídico e energético. A reprogramação de tais órgãos e tecidos pode levar a alterações metabólicas que aumentam a susceptibilidade ao desenvolvimento de processos patológicos como Obesidade e Diabetes na vida adulta. Neste sentido, tanto o pâncreas endócrino, responsável por secretar insulina e glucagon, assim como os órgãos responsivos a estes hormônios sofrem tal reprogramação induzida pela desnutrição, incluindo o sistema cardiovascular. Em adição, hipotálamo, tecido adiposo marrom e tireoide, os quais possuem papel fundamental no metabolismo energético, também apresentam disfunções frente à desnutrição precoce, prejudicando o metabolismo energético. Os ácidos biliares têm se destacado como potenciais agentes terapêuticos no combate e prevenção de tais doenças metabólicas, uma vez que parecem restabelecer o metabolismo glicêmico, lipídico e energético através da ativação de receptores de membrana e intracelulares. Estudos recentes mostram que em condições de Obesidade e Diabetes, o ácido biliar tauroursodesoxicólico (TUDCA) atua diretamente nas células alfa e beta pancreáticas, normalizando as concentrações séricas de insulina, glucagon e glicose. Além disso, o TUDCA melhora a sinalização periférica da insulina e regula o metabolismo energético no tecido adiposo marrom. Este composto age também no hipotálamo, reduzindo a inflamação do tecido, e nas células endoteliais vasculares reduzindo o estresse oxidativo. Contudo, os possíveis efeitos bem como os mecanismos moleculares envolvidos na sinalização do TUDCA em modelos de desnutrição ainda são pouco conhecidos. Assim, pretendemos neste projeto temático avaliar os efeitos do TUDCA no restabelecimento da função de órgãos e tecidos essenciais à manutenção do metabolismo glicêmico, lipídico e energético, bem como os mecanismos moleculares envolvidos nesta sinalização, após exposição à restrição de aminoácidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA-AREVALO, MARTA; LORZA-GIL, ESTELA; CARDOSO, LEANDRO; BATISTA, THIAGO MARTINS; ARAUJO, THIAGO REIS; FERREIRA RAMOS, LUIZ ALBERTO; AREAS, MIGUEL ARCANJO; NADAL, ANGEL; CARNEIRO, EVERARDO MAGALHAES; DAVEL, ANA PAULA. Ventricular Fibrosis and Coronary Remodeling Following Short-Term Exposure of Healthy and Malnourished Mice to Bisphenol A. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 12, APR 12 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.