Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de protocolos de ensino informatizados

Resumo

Esta proposta reúne preocupações relacionadas ao âmbito educacional inclusivo brasileiro, que podem ser resolvidas por meio de soluções tecnológicas no contexto escolar e clínico. Ela visa preencher lacunas relacionadas ao desenvolvimento e avaliação de protocolos de ensino informatizados, com o objetivo de gerar dados empíricos de sua efetividade. A proposta foi estruturada em três componentes: (1a) Avaliação da efetividade de dois protocolos informatizados para o ensino de habilidades de leitura e escrita já existentes e validados em estudos anteriores - Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (ALEPP) e Kalulu - incluindo (1b) a descrição dos correlatos neurofisiológicos e neuropsicológicos do desenvolvimento dessas habilidades; (2) Desenvolvimento e avaliação de soluções computacionais que favoreçam o ensino estruturado na perspectiva analítico-comportamental de estudantes público-alvo da educação especial na sala de aula inclusiva; e (3) Desenvolvimento e avaliação da efetividade de protocolos de ensino informatizados de habilidades práticas de intervenção ao Transtorno do Espectro Autista, implementados através de uma plataforma de Ensino Computadorizado Interativo, para o estabelecimento de competências em pessoal técnico de apoio à intervenção clínica, facilitadores da inclusão escolar e pais de crianças diagnosticadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (7)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOARES JR, RAIMUNDO DA SILVA; LUKASOVA, KATERINA; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA; SATO, JOAO RICARDO. Student's Perspective and Teachers' Metacognition: Applications of Eye-Tracking in Education and Scientific Research in Schools. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 12, . (19/25795-2, 18/04654-9, 18/21934-5)
MAIA, VANESSA S. Z.; SILVA, CATARINA MOVIO; DE PAULA OLIVEIRA, INAEH; DA SILVA OLIVEIRA, VICTORIA REGINA; DALE, CAMILA SQUARZONI; BAPTISTA, ABRAHAO FONTES; CAETANO, MARCELO S. S.. Time perception and pain: Can a temporal illusion reduce the intensity of pain?. LEARNING & BEHAVIOR, v. 51, n. 3, p. 11-pg., . (18/18483-1, 14/50909-8, 18/14560-1, 19/25795-2)
TREVISAN, DIOGO FERNANDO; DE ARAUJO, FERNANDA A. B.; BENITEZ, PRISCILA; GOIS, JOAO PAULO. A scalable and customizable multimedia framework for behavioral intervention. JOURNAL OF COMPUTERS IN EDUCATION, . (19/25795-2)
FERNANDA MARCHEZINI; PETER MAURICE ERNA CLAESSENS; MARIA TERESA CARTHERY-GOULART. Leitura de palavras e pseudopalavras em adultos jovens: um estudo de rastreamento ocular. CoDAS, v. 34, n. 4, . (14/50909-8, 19/25795-2)
DE SOUZA, VINICIUS LUIS TREVISAN; MARQUES, BRUNO AUGUSTO DORTA; BATAGELO, HARLEN COSTA; GOIS, JOAO PAULO. A review on Generative Adversarial Networks for image generation. COMPUTERS & GRAPHICS-UK, v. 114, p. 13-pg., . (19/25795-2)
TREVISAN, DIOGO FERNANDO; DE ARAUJO, FERNANDA A. B.; BENITEZ, PRISCILA; GOIS, JOAO PAULO. A scalable and customizable multimedia framework for behavioral intervention. JOURNAL OF COMPUTERS IN EDUCATION, v. 8, n. 3, p. 25-pg., . (19/25795-2)
PRISCILA BENITEZ; CAMILA DOMENICONI; AMANDA YUMI AMBRIOLA OKU; RAIMUNDO DA SILVA SOARES JUNIOR; FERNANDA YUMI RIBEIRO MORI; LINCOLN SASSAKI; THAINÁ LETÍCIA DOURADO MOURA; THARINY OLIVEIRA; LIZBETH CONTI DE CARVALHO OLIVEIRA; GIOVANA DA SILVA; et al. Análise da Viabilidade de Uso do FNIRS em Atividades Educacionais com Crianças e Jovens com Deficiência Intelectual e Autismo. Rev. bras. educ. espec., v. 29, . (19/25795-2, 18/21934-5, 21/05332-8, 08/57705-8, 20/04777-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.