Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrão de resistência para NS5A/NS5B em pacientes com Hepatite C crônica, genótipo 3, de um laboratório de saúde pública em São Paulo - Brasil

Resumo

Globalmente, estima-se que 71 milhões de pessoas estão cronicamente infectadas com hepatite C e 10-20% dessas desenvolverão cirrose e carcinoma hepatocelular. O desenvolvimento de novos medicamentos antivirais de ação direta (DAA) tem contribuído para a resposta virológica sustentada (RVS), eliminando a infecção e alcançando a cura da hepatite C crônica. No entanto, os pacientes tratados podem desenvolver resistência ao HCV aos DAAs, o que pode contribuir para a falha de tratamento. O Objetivo desse trabalho foi avaliar a prevalência e o padrão específico das substituições associadas à resistência (RAS) de NS5A e NS5B em amostras de pacientes cronicamente infectados com o genótipo 3a do HCV em um laboratório de saúde pública, Instituto Adolfo Lutz, São Paulo, Brasil. Pacientes e métodos: As amostras de soro dos indivíduos inscritos foram submetidas à amplificação "in-house" por reação em cadeia da polimerase dos genes das proteínas não estruturais NS5A e NS5B, que foram sequenciadas pelo método de Sanger. Resultados: Um total de 170 e 190 amostras foram amplificadas e analisadas para NS5A e NS5B, respectivamente. Para NS5A, 20 (12,0%) amostras apresentaram algum RAS importante; 16 (9,0%) apresentaram algum tipo de substituição e 134 (79,0%) não apresentaram polimorfismo. Nenhuma amostra mostrou qualquer RAS para NS5B. Conclusão: Este estudo encontrou RAS importante em amostras de pacientes com HCV crônicos naïve em algumas áreas de São Paulo. Os mais prevalentes foram A62S, A30K e Y93H, o que pode indicar um aumento na resistência a alguns DAAs usados no tratamento do HCV. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE TORRES SANTOS, ANA PAULA; MARTINS SILVA, VANESSA CRISTINA; MENDES-CORREA, MARIA CASSIA; LEMOS, MARCILIO FIGUEIREDO; MALTA, FERNANDA DE MELLO; FERRAZ SANTANA, RUBIA ANITA; FERNANDO DASTOLI, GREGORIO TADEU; DUARTE DE CASTRO, VANESSA FUSCO; REBELLO PINHO, JOAO RENATO; MOREIRA, REGINA CELIA. Prevalence and Pattern of Resistance in NS5A/NS5B in Hepatitis C Chronic Patients Genotype 3 Examined at a Public Health Laboratory in the State of Sao Paulo, Brazil. INFECTION AND DRUG RESISTANCE, v. 14, p. 723-730, 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.