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Formação de professores no Brasil e Nova Zelândia: comparando dois períodos, anos 1930 e dias de hoje

Resumo

O intercâmbio se desenvolverá em torno de dois eixos fundamentais, de forma a evidenciar aproximações e distanciamentos entre as práticas de formação de professores no Brasil e na Nova Zelândia, articulados em uma perspectiva histórica e atual. No que tange à vertente histórica, a proposta dialoga com as investigações previstas no Eixo 2, Sujeitos e artefatos: movimentos e vestígios, do Projeto Temático Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1808-...), dando relevo às ações da New Education Fellowship no circuito internacional, em continuidade a pesquisas anteriores financiadas pela FAPESP, que exploram as conexões do Brasil com a NEF, com foco na circulação de sujeitos e objetos entre os EUA, Europa e América do Sul. No que concerne à atualidade, a presente proposta contempla os debates, incluídos no Eixo 4, Material didático para o ensino e formação docente, do mesmo Projeto Temático, em torno de conceitos complexos de gênero, etnia, raça, geração e, mesmo, de questões associadas à sustentabilidade e novas tecnologias. O objetivo do Eixo 4 é contribuir com a formação de professores em nível superior e com a prática docente na escola básica da rede pública, por meio da produção de material didático, derivado das pesquisas levadas a efeito pela equipe, problematizando temas e referenciais teóricos. No cerne dos investimentos, há a preocupação em considerar as tensões e negociações presentes na configuração dos sistemas públicos de ensino, contemplando discussões em torno das relações local/nacional/internacional, o que supõe considerar aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais que possibilitaram a constituição de modelos de educação da infância e adolescência, tidos por ideais em contextos muito diversos. (AU)