Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo clinicopatológico, molecular e prognóstico das neoplasias miofibroblásticas orais

Processo: 20/03818-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2020 - 31 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Oslei Paes de Almeida
Beneficiário:Oslei Paes de Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Boca  Mandíbula  Maxila  Miofibroblastos  Patologia bucal  Miofibroma 

Resumo

Lesões mesenquimais com proliferação de células fusiformes compreendem um grupo diverso de processos reacionais e neoplásicos. O patologista está comumente exposto à este grupo de doenças e a grande semelhança microscópica observada entre estas entidades faz com que o diagnóstico seja um desafio, comprometendo o tratamento dos pacientes. Os miofibromas podem estar associados à miofibromatose e comumente afetam a região de cabeça e pescoço, podendo exibir um comportamento clínico indolente assemelhando-se à processos reativos ricos em miofibroblastos (PRRM) observados na gengiva, ou alternativamente, podendo apresentar grande agressividade clínica, o que torna muito difícil sua distinção do sarcoma miofibroblástico de baixo grau (SMBG) que possui potencial de metástase e recidivas locais frequentes. Os poucos estudos disponíveis se limitam a casos individuais ou pequenas séries que pouco contribuem para a obtenção de critérios clinicopatológicos claros que permitam a realização de um diagnóstico seguro. Portanto, o objetivo deste projeto é determinar as características clínicas, microscópicas, moleculares e prognóstica das lesões miofibroblásticas que acometem a boca e ossos maxilares. Para isto, serão recuperados 15 casos de PRRM, 70 casos de miofibromas e 15 casos de SMBG, todos fixados em formol e emblocados em parafina, diagnosticados entre 1990 e 2018 na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP). Os dados clinicopatológicos e demográficos serão obtidos dos prontuários dos pacientes e correlacionados com os desfechos de interesse (recidivas da lesão e óbito dos pacientes). Novos cortes histológicos combinados com reações imunoistoquímicas permitirão confirmar os diagnósticos e investigar o perfil do infiltrado inflamatório de cada grupo. Será investigado por meio de reações de PCR e hibridização in situ por fluorescência (FISH) a ocorrência de mutações nos genes COL1A1-PDGFB, USP6 e ALK. Esperamos ao término deste projeto melhor compreender o comportamento destas neoplasias e estabelecer um critério diagnóstico que permita distinguir com exatidão as lesões miofibroblásticas reacionais e neoplásicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ARAUJO, GABRIELA RIBEIRO; DOS SANTOS COSTA, SARA FERREIRA; MESQUITA, RICARDO ALVES; GOMEZ, RICARDO SANTIAGO; DOS SANTOS, JEAN NUNES; REBELO PONTES, HELDER ANTONIO; BENEVENUTO DE ANDRADE, BRUNO AUGUSTO; ROMANACH, MARIO JOSE; AGOSTINI, MICHELLE; VARGAS, PABLO AGUSTIN; BARDALEZ LOPEZ DE CACERES, CINTHIA VERONICA; SANTOS-SILVA, ALAN ROGER; PRADO RIBEIRO, ANA CAROLINA; BRANDAO, THAIS BIANCA; TOMASI, RAMIRO ALEJANDRO; FERREYRA, RUTH SALOME; DE ALMEIDA, OSLEI PAES; FONSECA, FELIPE PAIVA. Leiomyoma and Leiomyosarcoma (Primary and Metastatic) of the Oral and Maxillofacial Region: A Clinicopathological and Immunohistochemical Study of 27 Cases. Head and Neck Pathology, JUN 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.