Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnóstico da infecção pelo SARS-CoV2, em diferentes materiais biológicos, em pessoas infectadas por esse vírus

Processo: 20/05623-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2021 - 31 de janeiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Maria Cássia Jacintho Mendes Corrêa
Beneficiário:Maria Cássia Jacintho Mendes Corrêa
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Ana Luiza de Souza Bierrenbach ; Fabio Eudes Leal ; João Carlos da Silva Bizario ; Silvia Figueiredo Costa ; Tania Regina Tozetto Mendoza
Assunto(s):Infecções por Coronavirus  COVID-19  SARS-CoV-2  Materiais biológicos  Secreções corporais  Técnicas e procedimentos diagnósticos  Testes sorológicos  Pandemias 

Resumo

De forma geral o diagnóstico da infecção pelo SARS-CoV-2 em todo o mundo, ocorre na fase aguda da doença e por meio da identificação do vírus em amostras coletadas por swab de nasofaringe e eventualmente saliva. Pouco se conhece sobre a presença desse agente em outros materiais biológicos e em diferentes fases da doença. Da mesma forma, pouco se conhece sobre a associação da excreção desse agente nessas secreções e a resposta imune-humoral. O esclarecimento dessas informações poderia auxiliar na compreensão da história natural da doença e auxiliar no diagnóstico e manejo desses pacientes, esclarecendo importantes aspectos da transmissão interpessoal, hospitalar e comunitária deste agente. Objetivos 1 - Investigar a presença do SARS-CoV-2 em swab de naso faringe, saliva, urina, sangue e fezes, durante a fase aguda e de convalescença da infecção em pacientes imunocompetentes e imunodeprimidos; 2 - Investigar a presença do SARS-CoV-2 em saliva ou swab de naso-faringe de contactantes de pacientes com Covid-19; 3 - Correlacionar a presença do SARS-CoV 2 nesses materiais biológicos e os títulos de anticorpos neutralizantes e anticorpos do tipo IgG por ELISA; 4 - Investigar a taxa de permanência e infectividade do SARS-CoV-2 nesses pacientes durante a fase aguda e de convalescença da COVID-19. Metodologia - Trata-se de um estudo observacional, prospectivo, a ser desenvolvido em pacientes e contactantes assintomáticos desses pacientes, atendidos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e no município de São Caetano do Sul, com diagnóstico de infecção pelo SARS-CoV-2. Serão incluídos 125 pacientes, divididos em 3 grupos de pacientes: 1 - Pacientes sintomáticos sem diagnóstico de qualquer imunodepressão prévia (50 pacientes); 2 - Pacientes sintomáticos com diagnóstico de tumores sólidos ou candidatos a Transplante de Células-tronco Hematopoiéticas (25 pacientes); 3 - Contactantes assintomáticos destes pacientes (qualquer grupo - 50 pacientes). Coletas de sangue, urina, saliva, e swabs de naso faringe e anal serão realizadas durante 5 semanas seguidas, com intervalos de uma semana (dias 1, 7, 14, 21, 28) a iniciar até 72 horas do momento do diagnóstico em todos os pacientes dos grupos 1 e 2. Para pacientes do grupo 3, será coletada apenas saliva e swab de naso faringe no dia 1. Para a detecção de anticorpos anti-SARS CoV 2, serão utilizadas as técnicas sorológicas de ELISA e o ensaio de neutralização. Para identificação viral serão utilizadas técnicas de biologia molecular e cultivo viral. Ensaios quantitativos duplex (controle interno e gene N ou E) para SARS-CoV-2 serão realizados segundo protocolos adaptados, com os iniciadores e sondas para o ensaio de PCR em tempo real. O isolamento viral será realizado em laboratório de segurança nível 3 (NB-3), e as amostras serão submetidas a isolamento em células VeroE6, sabidamente susceptíveis a Coronavirus. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES CORREA, MARIA C.; LEAL, FABIO E.; VILLAS BOAS, LUCY S.; WITKIN, STEVEN S.; DE PAULA, ANDERSON; TOZETTO MENDONZA, TANIA R.; FERREIRA, NOELY E.; CURTY, GISLAINE; DE CARVALHO, PEDRO S.; BUSS, LEWIS F.; COSTA, SILVIA F.; DA CUNHA CARVALHO, FLAVIA M.; KAWAKAMI, JOYCE; TANIWAKI, NOEMI N.; PAIAO, HEUDER; DA SILVA BIZARIO, JOAO C.; DE JESUS, JAQUELINE G.; SABINO, ESTER C.; ROMANO, CAMILA M.; GREPAN, REGINA M. Z.; SESSO, ANTONIO. Prolonged presence of replication-competent SARS-CoV-2 in mildly symptomatic individuals: A report of two cases. Journal of Medical Virology, v. 93, n. 9, p. 5603-5607, SEP 2021. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.