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INDEXAR: INDividualização da EXperiência de uso em ferramentas de apoio à Aprendizagem Remota

Processo: 20/05191-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2021 - 31 de julho de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Convênio/Acordo: MCTI/MC
Pesquisador responsável:Tayana Uchôa Conte
Beneficiário:Tayana Uchôa Conte
Instituição Sede: Instituto de Computação. Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Ministério da Educação (Brasil). Manaus , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Alberto Nogueira de Castro Junior ; Bruno Freitas Gadelha ; David Francis Redmiles ; Igor Fabio Steinmacher ; Igor Scaliante Wiese ; Luciana Aparecida Martinez Zaina ; Sean Wolfgand Matsui Siqueira ; Thais Helena Chaves de Castro
Assunto(s):Engenharia de software  Educação a distância  Ensino remoto  Tecnologia educacional  Experiência do usuário  Usabilidade  Estudos experimentais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Remoto | estudos experimentais | Usabilidade | User experience (UX) | IHC / Engenharia de Software

Resumo

Recentemente, por ocasião da pandemia de coronavírus Sars-Cov-2, o mundo testemunhou a paralisação do ensino presencial. Com isso, devido ao período necessário de isolamento social para contenção da pandemia, alunos das mais variadas séries, seus professores e até mesmo seus pais tiveram que aderir às ferramentas de aprendizagem remota. Nesse contexto, um desafio para o projeto de ferramentas de aprendizagem remota é a necessidade de engajar uma grande diversidade de atores, incluindo alunos que tenham alguma deficiência física ou cognitiva, ou alunos muito novos, uma vez que o direito à educação é universal. Métodos e técnicas de User eXperience (UX) podem ser utilizadas para a elaboração e aprimoramento de diretrizes de projeto para fornecer um modelo individualizado para os alunos, fomentando a equidade na interação com os recursos disponíveis nas plataformas remotas. Assim, no presente projeto, o objetivo é desenvolver e evoluir tecnologias de UX para promover a individualização da interação no uso de ferramentas de aprendizagem remota. Para tanto, o projeto conta com duas etapas: (i) definição de tecnologias e (ii) evolução baseada em resultados experimentais. Na primeira, serão executados uma revisão sistemática da literatura e estudos exploratórios visando identificar um conjunto de fatores fundamentais para que as ferramentas de apoio à aprendizagem forneçam uma boa experiência de uso. Objetiva-se desenvolver tecnologias de UX que promovam tais fatores nessas ferramentas de aprendizagem remota. Na segunda etapa, o foco é em estudos experimentais para avaliar e melhorar as tecnologias propostas. Os resultados esperados são a evolução e a transferência de forma segura dessas tecnologias, assim como a identificação de evidências empíricas sobre o uso das tecnologias. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, LEONARDO; MATSUBARA, PATRICIA GOMES; NAKAMURA, WALTER TAKASHI; FERREIRA, BRUNA MORAES; WIESE, IGOR SCALIANTE; GADELHA, BRUNO FREITAS; ZAINA, LUCIANA MARTINEZ; REDMILES, DAVID; CONTE, TAYANA UCHOA. Understanding UX Better: A New Technique to Go beyond Emotion Assessment. SENSORS, v. 21, n. 21, . (20/05191-2)
FERNANDES MATSUBARA, PATRICIA GOMES; GADELHA, BRUNO FREITAS; STEINMACHER, IGOR; CONTE, TAYANA UCHOA. EXTAMT: A systematic map to navigate the wide seas of factors affecting expert judgment software estimate. JOURNAL OF SYSTEMS AND SOFTWARE, v. 185, . (20/05191-2)
RAMOS, ILMARA; RAMOS, DAVID; GADELHA, BRUNO; DE OLIVEIRA, ELAINE HARADA TEIXEIRA. An Approach to Group Formation in Collaborative Learning Using Learning Paths in Learning Management Systems. IEEE TRANSACTIONS ON LEARNING TECHNOLOGIES, v. 14, n. 5, p. 555-567, . (20/05191-2)

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