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Tecnologias digitais, sociedade e cultura: interfaces educacionais sob a perspectiva dos letramentos

Processo: 20/05055-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2023
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Acordo de Cooperação: MCTI/MC
Pesquisador responsável:Eliane Fernandes Azzari
Beneficiário:Eliane Fernandes Azzari
Instituição Sede: Centro de Linguagem e Comunicação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Juliana Doretto ; Petrilson Alan Pinheiro da Silva ; Tarcisio Torres Silva ; Walkyria Maria Monte Mór
Assunto(s):Educação  Tecnologias digitais  Letramento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Culturas | Educação | Letramentos | Sujeitos | Tdic | tecnologias digitais | Linguagem, educação, sociedade e tecnologias.

Resumo

Situada no âmbito da pesquisa interdisciplinar, esta proposta associa básica à pesquisa aplicada com atuação social. Constitui-se da colaboração entre a pesquisadora responsável e outros três pesquisadores associados. Propõe-se abordar interfaces educacionais nas relações entre professores de escolas estaduais da região de Campinas e as tecnologias digitais da informação, comunicação (TDIC). A aplicação, em conjunto com os associados, estabelece uma inovadora rede de cooperação entre a PUC-Campinas, o Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (FFLCH/USP), e o Grupo de Pesquisa Multietramentos na escola por meio da hipermídia. Assim, operando no campo dos estudos dos letramentos, o projeto reúne pesquisadores de diferentes IES a fim de estabelecer parcerias para o desenvolvimento de pesquisas, estudos teóricos e práticos, que resultem na publicação de ensaios e/ou relatos desta pesquisa, entre outras formas de promoção do conhecimento científico. Trata-se de uma investigação de cunho etnográfico e com desenho híbrido, que combina as pesquisas básica e de aplicação. A atuação social dar-se-á na aplicação de Módulos semipresenciais, a serem elaborados em conjunto com docentes encaminhados pela Diretoria de ensino Leste de Campinas. Nesses Módulos serão abordadas, de maneira teórico-prática, questões pertinentes à interface tecnologias digitais e educação, com foco especial nas demandas das atuais disciplinas do Currículo de Tecnologia recém implantado nas escolas estaduais de São Paulo. Para tanto, de desenho híbrido, este estudo também encontra apoio metodológico na Pesquisa-ação Participativa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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