Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento sedentário e competência motora em crianças e adolescentes: revisão

Processo: 20/15646-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de fevereiro de 2021 - 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Alessandro Hervaldo Nicolai Ré
Beneficiário:Alessandro Hervaldo Nicolai Ré
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes  Crianças  Revisão sistemática  Promoção da saúde  Sedentarismo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescente | Competencia motora | Comportamento Sedentário | criança | revisão sistemática | Promoção da saúde

Resumo

OBJETIVO: Sintetizar as evidências de estudos que analisaram as associações entre comportamento sedentário (CS) e competência motora (CM) em crianças e adolescentes. MÉTODOS: Revisão sistemática de artigos originais que analisaram possíveis associações entre CS e a CM em crianças e adolescentes (3-18 anos de idade), sem restrições quanto ao delineamento de estudo, instrumentos e protocolos de análise. Os artigos foram identificados por meio de buscas nas bases PubMed, Web of Science, Academic Search Premier, CINAHL, MEDLINE e SPORTDiscus, e em listas de referências. O nível de evidência foi avaliado de acordo com a quantidade de estudos que reportaram significância estatística nas associações entre CS e CM e a qualidade dos artigos (o risco de viés).RESULTADOS: De 2462 estudos iniciais, 22 compuseram a síntese (duas intervenções, nove longitudinais e 11 transversais). Destes, em 13 foram observadas associações negativas entre o CS e o CM, sendo mais frequentemente observadas na faixa etária de sete a catorze anos. Na análise do risco de viés, as principais limitações dos estudos foram "amostragens por conveniência" e não descrição do "dimensionamento amostral". CONCLUSÕES: A evidência disponível sugere que o CS está negativamente associado à CM em crianças do ensino fundamental, embora a evidência seja incerta nos anos pré-escolares; a síntese de resultados dos estudos longitudinais sugere que o CS afeta negativamente o desenvolvimento da CM. É importante que futuros estudos tenham maior controle sobre os determinantes socioculturais e aprofundem os conhecimentos em relação ao sexo e faixa etária, assim como dos métodos e indicadores utilizados para avaliação do CS e da CM. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUILHERME DOS SANTOS; PAULO HENRIQUE GUERRA; SUEDEM ANDRADE MILANI; ARIANE BRITO DINIZ SANTOS; MARIA TERESA CATTUZZO; ALESSANDRO HERVALDO NICOLAI RÉ. Comportamento sedentário e competência motora em crianças e adolescentes: revisão. Revista de Saúde Pública, v. 55, . (20/15646-7, 17/08496-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.