Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de detecção colorimétrica utilizando plataforma de biologia molecular e nanotecnológica para o diagnóstico rápido de COVID-19

Processo: 20/12610-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2021 - 31 de março de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Flávia de Sousa Gehrke
Beneficiário:Flávia de Sousa Gehrke
Instituição Sede: Centro Universitário FMABC (FMABC). Santo André , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Fernando Luiz Affonso Fonseca ; Luiz Carlos Martins das Neves
Assunto(s):Nanotecnologia  Pandemias  Infecções por Coronavirus  COVID-19  SARS-CoV-2  Técnicas e procedimentos diagnósticos  Testes imediatos  Colorimetria  Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa (RT-PCR) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Nanotecnologia | Pandemia | Rt-Pcr | SARS-CoV-2 | Teste diagnóstico | Diagnóstico

Resumo

Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus-2 (SARS-CoV-2) é o agente da Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19). A transmissão ocorre por contato com superfícies contaminadas, inalação de aerossol ou através de perdigotos e secreções. Entre o 5º-14º dia podem aparecer: febre, tosse seca, cansaço, dor de garganta, cabeça, diarreia, perda do olfato e/ou paladar entre outros. Nos casos graves: dificuldade para respirar, dor/pressão no peito, perda de fala e movimento e estão na sua maioria associados a comorbidades. A doença alcançou status de pandemia com um grande número de óbitos. As principais metodologias para o diagnóstico são o teste rápido (sensibilidade 70%) e RT-PCR (sensibilidade 99%, que apresenta custo elevado). Diagnosticar e rastrear pacientes é importante para diminuir a disseminação e permitir o retorno seguro das atividades econômicas, educacionais, lazer e desportivas. O objetivo é desenvolver um teste sensível, específico, simplificado, acessível, por detecção colorimétrica de SarsCov-2. Amostras de nasofaringe e saliva dos pacientes com COVID-19 serão coletadas. No microtubo 1 será realizada a extração do RNA. No microtubo 2 serão acrescentados reagentes para síntese de cDNA e RT-PCR acrescidos de primers tiolados (regiões: Spike, RNApol e Nucleocapsídeo), após será submetido a ciclagem térmica no banho seco. Posteriormente o reagente 3 (leitura) será adicionado, que contém nanopartículas de ouro. A mudança de cor do vermelho para o azul será observada quando ocorrer detecção do material genético por dois princípios: RT-PCR (aumento exponencial dos genes alvo) e Nanotecnologia (primers tiolados nas extremidades do amplicom reagirão com nanopartículas ocorrendo a reação colorimétrica). Os resultados deste projeto serão uma solução de baixo custo para o diagnóstico qualitativo e quantitativo precoce e assertivo do paciente sintomático e identificação do assintomático. Contribuindo para o planejamento de políticas públicas no que diz respeito ao tratamento e mitigação do contágio.) (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)