Busca avançada
Ano de início
Entree

Imunopatogênese da COVID-19 em modelos experimentais e vacina nasal anti-SARS-CoV-2

Processo: 20/06145-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2020 - 31 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Jean Pierre Schatzmann Peron
Beneficiário:Jean Pierre Schatzmann Peron
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Claudia Madalena Cabrera Mori ; Francisco Javier Quintana ; Marco Antonio Stephano ; Paola Marcella Camargo Minoprio
Assunto(s):Imunopatogênese  Vacinas contra COVID-19  Infecções por Coronavirus  COVID-19  SARS-CoV-2  Síndrome da liberação de citocina  Modelos animais de doenças  Pandemias 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Covid-19 | imunopatogênese | SARS-CoV-2 | Vacina | Imunologia aplicada

Resumo

O mundo passa por um momento dramático. A pandemia de SARS-CoV-2 já atingiu mais de 2 milhões de pessoas no mundo, causando até o momento, cerca de 160.000 mortes. A COVID-19 se caracteriza por um início de febre e tosse, que evolui para pneumonia. 1. Estudos mostram que a maioria das pessoas apresentam sintomas de resfriado, que cedem após 10-14 dias. Todavia, em alguns pacientes, a doença pode evoluir para uma forma mais grave, havendo necessidade não só de hospitalização, mas de ventilação mecânica. 2. A velocidade de alastramento e a gravidade dos sintomas acarreta sérios problemas de saúde pública, principalmente a superlotação dos hospitais, havendo necessidade de ações rápidas de mitigação. A COVID-19 grave evolui com uma pneumonia aguda, bilateral e periférica, evidente de acometimento alveolar 2. De fato, tanto pneumócitos como macrófagos expressam ACE-2, o receptor de invasão viral. 3. Com isso, os mecanismos inatos e adaptativos da resposta imune são ativados, causando inflamação pulmonar caracterizada por intenso infiltrado linfo-monocítico e cytokine-storm. 4. Sendo assim, além do controle da carga viral, o controle da produção e citocinas, têm ambos, papel fundamental no desfecho da COVID-19. De forma interessante, crianças não são grupos de risco, diferente de pacientes acima de 60 anos. De fato, a letalidade neste grupo pode chegar a 20%. Além disso, comorbidades como hipertensão, diabetes, cardiopatia e pneumopatia aumentam a susceptibilidade. 5. Tal fato se dá, provavelmente, pelo aumento da expressão do receptor de invasão viral ACE-26. O conhecimento desses mecanismos é essencial para que possamos enfrentar a doença de forma efetiva. Para tanto, o estabelecimento de um modelo experimental que reproduza as características da doença humana é fundamental. Nesse contexto, propomos neste projeto estudar a imunopatogênese da COVID-19 em dois modelos experimentais em camundongos C57Bl/6 hACE-2 e hamsters, além de testarmos uma vacina nasal encapsulada em nanopartículas contra o SARS-CoV-2. Utilizando esses modelos, teremos com objetivos específicos responder perguntas que tenham relevância clínica, e que possam de fato impactar no tratamento da doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE FREITAS, CARLA LONGO; POLONIO, CAROLINA MANGANELI; BRANDAO, WESLEY NOGUEIRA; ROSSATO, CRISTIANO; ZANLUQUI, NAGELA GHABDAN; DE OLIVEIRA, LILIAN GOMES; DE OLIVEIRA, MARILIA GARCIA; EVANGELISTA, LUCILA PIRES; HALPERN, SILVIO; MALUF, MARIANGELA; et al. Human Fallopian Tube - Derived Mesenchymal Stem Cells Inhibit Experimental Autoimmune Encephalomyelitis by Suppressing Th1/Th17 Activation and Migration to Central Nervous System. STEM CELL REVIEWS AND REPORTS, . (20/06145-4, 16/07371-2, 18/10242-5, 17/11828-0, 17/22504-1, 17/26170-0)
POLONIO, CAROLINA MANGANELI; PERON, JEAN PIERRE SCHATZMANN. ZIKV Infection and miRNA Network in Pathogenesis and Immune Response. Viruses-Basel, v. 13, n. 10, . (19/13731-0, 17/26170-0, 20/06145-4, 17/11828-0, 17/22504-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.