Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação do local para a instalação de equipamentos no laboratório de pesquisa da faculdade de ciências e engenharia da unesp de tupã.

Processo: 20/15116-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Reserva Técnica para Infra-estrutura Institucional de Pesquisa
Vigência: 01 de março de 2021 - 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Pedro Fernando Cataneo
Beneficiário:Pedro Fernando Cataneo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Engenharia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Tupã. Tupã , SP, Brasil
Assunto(s):Análise ambiental  Metais 

Resumo

Recentemente, entre parceria Empresa x Universidade o docente prof. Dr. Felipe André dos Santos da Faculdade de Ciências e Engenharia - FCE, Campus de Tupã, adquiriu por doação da empresa Venturo Análise Ambiental um Espectrômetro de Absorção Atômica - AAnalyst 100 (FAAS). Este equipamento utilizando absorção de intensidade da radiação eletromagnética, proveniente de uma fonte de radiação primária é capaz de quantificar elementos (metais, semi-metais e alguns não metais) em uma ampla variedade de matrizes, tais como, materiais biológicos (tecidos e fluídos), ambientais (águas, solos e sedimentos), alimentos, vegetais, geológicos, tecnológicos, dentre outros. Estima-se uma demanda, dos docentes da FCE, de aproximadamente 1.000 análises por mês neste equipamento, o que atualmente essas análises são realizadas em outros campus ou empresas com distâncias de aproximadamente 250 km de Tupã. O equipamento será instalado no Laboratório de Equipamentos Multiusuários (LEMU) da FCE, onde terá como finalidade a realização de diversos experimentos para atender aos variados grupos de pesquisa da unidade e de outras instituições da UNESP, bem como de outras demandas, sejam elas de Universidades e Institutos de Pesquisas ou Instituições Privadas. Neste sentido e diante da necessidade de instalação do FAAS, o presente projeto propõe o uso dos recursos de Reserva Técnica Institucional disponível junto a FAPESP para a preparação do local para a instalação de equipamentos de pesquisa, previsto nas Normas para Utilização dos Recursos da Reserva Técnica Concedida pela Fapesp no item 6.2 a). Esta ação é crucial o desenvolvimento de pesquisa da FCE, pois atenderá diretamente 17 docentes de diferentes áreas que desenvolvem trabalhos relacionados com a especiação e/ou monitoramento de semi-metais ou metais potencialmente tóxicos e tóxicos em amostras de águas, solos, sedimentos, animais aquáticos e terrestres e vegetais. Assim, esperamos que a instalação do equipamento FAAS no laboratório de equipamento multiusuário de pesquisa da Faculdade de Ciências e Engenharia possa proporcionar menor custos nas pesquisas e riscos de viagens dos pesquisadores da FCE, irá aumentar as redes de interação de pesquisa da FCE, o que aumentará qualidade e diversidade da pesquisa do campus. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)