Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do eixo ATP-adenosina em linfócitos na infecção por SARS-CoV-2

Processo: 20/13148-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2021 - 30 de junho de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Maria Notomi Sato
Beneficiário:Maria Notomi Sato
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Alexander Henning Ulrich
Assunto(s):Imunologia viral  Infecções por Coronavirus  SARS-CoV-2  COVID-19  Trifosfato de adenosina  Síndrome da liberação de citocina  Ectonucleotidases  Proteína ENTPD1  5'-Nucleotidase  Perfil pró-inflamatório  Pandemias 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atp | Cd39 | Cd73 | Covid-19 | SARS-CoV-2 | Imunologia viral

Resumo

Adenosina trifosfato (ATP) é uma molécula predominantemente intracelular que pode ser liberada para o meio extracelular durante ativação, estresse tecidual ou dano celular. O ATP extracelular pode ser rapidamente convertido em ADP, AMP e adenosina por ação de ectonucleotidases, como CD39 e CD73 que estão presentes na membrana de algumas células. A adenosina, por sua vez, pode induzir respostas anti-inflamatórias pela indução de AMP cíclico (cAMP). Alterações no metabolismo e sinalização purinérgica já foram observadas em casos de infecção viral com imunoativação crônica, como o HIV, e nossos dados preliminares sugerem que um cenário semelhante poderia estar ocorrendo na infecção pelo novo coronavírus que causa a COVID-19. Essa infecção pode levar a uma elevada produção de citocinas pró-inflamatórias, fenômeno conhecido como cytokine storm. Analisando a expressão de CD39 e CD73 em leucócitos de pacientes com COVID-19, de forma clinica moderada e grave, dos Ambulatórios do Hospital das Clinicas de São Paulo, observamos uma redução na frequência de neutrófilos e linfócitos T CD8+ que expressam CD73. Além disto, detectamos uma redução percentual de células CD19+CD39+CD73+ no sangue periférico de pacientes com forma severa de COVID-19, sugerindo que o metabolismo de ATP extracelular em células B pode estar alterado na doença. Dessa forma, nós acreditamos que a menor frequência de células CD19+CD39+CD73+ pode estar associada ao perfil pró-inflamatório observado em pacientes com COVID-19. Para testar nossa hipótese, linfócitos B CD19+ serão isolados de pacientes com COVID-19 e controles saudáveis e o metabolismo de ATP em adenosina será avaliado por cromatografia líquida de alta performance (HPLC). O papel imunomodulador da adenosina será verificado in vitro em culturas de células B isoladas e células mononucleares. Também será avaliado o papel imunomodulador de células B de pacientes com COVID-19 na ativação e proliferação de linfócitos T autólogos. Por fim, verificaremos ainda a expressão de outras ectonucleotidases e dos receptores de adenosina em amostras de pacientes com COVID-19 além das concentrações séricas de adenosina. Esses resultados poderão auxiliar na compreensão dos mecanismos envolvidos na patogênese da COVID-19 além de indicar possíveis estratégias para intervenções terapêuticas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALBERCA, RICARDO WESLEY; BENARD, GIL; ALBERCA, GABRIELA GAMA FREIRE; SATO, MARIA NOTOMI. SARS-CoV-2 infection in liver transplant recipients: A complex relationship. WORLD JOURNAL OF GASTROENTEROLOGY, v. 27, n. 44, . (19/02679-7, 20/13148-0)
ALBERCA, RICARDO WESLEY; SOLIS-CASTRO, ROSA LILIANA; SOLIS-CASTRO, MARIA EDITH; CARDOSO, FERNANDA; DUARTE, ALBERTO JOSE DA SILVA; OLIVEIRA, LUANA DE MENDONCA; PEREIRA, NATALLI ZANETE; GOZZI-SILVA, SARAH CRISTINA; DE OLIVEIRA, EMILY ARAUJO; AOKI, VALERIA; et al. Platelet-Based Biomarkers for Diagnosis and Prognosis in COVID-19 Patients. LIFE-BASEL, v. 11, n. 10, . (19/02679-7, 20/13148-0, 19/22448-0, 17/18199-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.