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Efeitos de fatores biológicos e ambientais e intervenção psicossocial nas vias neurodesenvolvimentais precoces em crianças vulneráveis

Processo: 20/05964-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de maio de 2021 - 30 de abril de 2026
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Convênio/Acordo: CONFAP ; Newton Fund, com FAPESP como instituição parceira no Brasil ; UK Academies
Pesquisador responsável:Elizabeth Shephard
Beneficiário:Elizabeth Shephard
Instituição Sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Anthony Charman ; Edward Dylan Barker ; Emily Jones ; Eurípedes Constantino Miguel Filho ; Guilherme Vanoni Polanczyk ; Helena Paula Brentani
Bolsa(s) vinculada(s):21/06795-1 - Efeitos de fatores biológicos e ambientais e intervenção psicossocial nas vias neurodesenvolvimentais precoces em crianças vulneráveis, BP.JP
Assunto(s):Transtorno do espectro autista  Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade  Neurodesenvolvimento  Desenvolvimento psicossocial  Estresse  Inflamação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Attention-deficit | Autism spectrum disorder (ASD) | Early-life stress | hyperactivity disorder (ADHD) | Infant neurodevelopment | inflammation | Pre-emptive psychosocial intervention | Developmental neuroscience

Resumo

O transtorno do espectro do autismo (TEA) e o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) são condições comuns e prejudiciais ao neurodesenvolvimento. A identificação precoce de bebês em risco de desenvolver TEA e/ou TDAH e o uso de intervenções preventivas para limitar o surgimento e o impacto dos sintomas são estratégias preventivas importantes para reduzir o impacto desses transtornos. O principal objetivo deste projeto de Jovem Pesquisador é estabelecer o primeiro estudo longitudinal prospectivo de bebês em risco familiar para TEA e TDAH em um contexto de país de baixa e média renda (LMIC - Brasil). O estudo investigará como o risco familiar de TEA e TDAH afeta trajetórias precoces de neurodesenvolvimento em bebês que vivem em um LMIC, como as alterações nas trajetórias precoces de neurodesenvolvimento se relacionam com o surgimento de TEA e TDAH posteriormente no desenvolvimento, e se fatores de risco biológicos (inflamação, função do sistema de resposta ao estresse) e ambientais (pobreza, trauma na infância, estresse materno) mediam os efeitos negativos do risco familiar de TEA e TDAH nas vias neurodesenvolvimentais precoces. Os resultados deste projeto farão uma contribuição significativa para a literatura existente de países de alta renda (HICs) sobre como o risco familiar de TEA e TDAH afeta o desenvolvimento infantil e a generalização de descobertas anteriores para bebês que crescem em ambientes desfavorecidos. Os resultados também fornecerão novas evidências cruciais relação à eficácia da intervenção psicossocial preventiva para bebês vulneráveis em LMICs, que atualmente é uma prioridade global. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VANES, LUCY D.; TYE, CHARLOTTE; TOURNIER, JACQUES-DONALD; COMBES, ANNA J. E.; SHEPHARD, ELIZABETH; LIANG, HOLAN; BARKER, GARETH J.; NOSARTI, CHIARA; BOLTON, PATRICK; TS2000 STUDY TEAM. White matter disruptions related to inattention and autism spectrum symptoms in tuberous sclerosis complex. NEUROIMAGE-CLINICAL, v. 36, p. 9-pg., . (20/05964-1)
GODOY, PRISCILLA BRANDI GOMES; MCWILLIAMS, LORNA; DA SILVEIRA, LETICIA RODRIGUES; BIASAO, MIRIAN DE CESARO REVERS; ALARCAO, FERNANDA SPEGGIORIN PEREIRA; SEDA, LEONARDO; CAMPOLI, RENATA GENEROSO; LIANG, HOLAN; DIVAN, GAURI; LEADBITTER, KATHY; et al. Acceptability and feasibility of a parent-mediated social-communication therapy for young autistic children in Brazil: A qualitative implementation study of Paediatric Autism Communication Therapy. AUTISM, v. N/A, p. 15-pg., . (20/05964-1)

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