Busca avançada
Ano de início
Entree

PROFISSA: internet do futuro programável para arquiteturas e softwares seguros

Processo: 20/05152-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de maio de 2021 - 30 de abril de 2026
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Convênio/Acordo: MCTI/MC
Pesquisador responsável:Lisandro Zambenedetti Granville
Beneficiário:Lisandro Zambenedetti Granville
Instituição-sede: REDE NACIONAL ENSINO PESQUISA/MCTIC
Pesquisadores principais:
Alberto Egon Schaeffer Filho ; Genaína Nunes Rodrigues
Pesq. associados:Carlos Alberto Kamienski ; Carolina Howard Felicíssimo ; Ingrid Oliveira de Nunes ; João Henrique Kleinschmidt ; João José Costa Gondim ; José Ferreira de Rezende ; Lucas Bondan ; Marcelo Antonio Marotta
Bolsa(s) vinculada(s):21/08211-7 - PROFISSA: Programmable Future Internet for Secure Software Architectures, BP.TT
Assunto(s):Redes de computadores  Segurança de redes  Internet do futuro  Internet das coisas  Engenharia de software 

Resumo

Com os recentes avanços em tecnologias voltadas às redes privadas seguras, a quinta geração de telecomunicação (5G) e a Internet das Coisas (IoT), as redes vem presenciando mudanças nos perfis de uso de forma inesperada com requisitos adversos, como baixa latência, segurança de fluxos ou alta resiliência a qualquer momento. Tais mudanças, quando aplicadas sobre redes programáveis podem envolver modificações no software desenvolvido para a rede (e.g., P4). Técnicas de Engenharia de Software podem ser aplicadas para melhorar/agilizar/otimizar o desenvolvimento de software de rede, especialmente quando mudanças no perfil de rede ocorrem. Nesse caso, o projeto PROFISSA é proposto para investigar, mapear e avançar a utilização de técnicas de Engenharia de Software quando aplicadas às redes programáveis no intuito de melhorar a qualidade estrutural, funcional e do processo de desenvolvimento de programas de rede. O projeto proverá um arcabouço de códigos modulares e reutilizáveis de programas de rede desenvolvidos com boas práticas de desenvolvimento. Além disso, os programas de rede desenvolvidos no projeto serão executados em ambientes reais de redes programáveis implementadas sobre um testbed para desenvolvimento e análise de software de rede. Para tanto, busca-se a integração entre RNP e o projeto FABRIC, para criar ambientes de redes programáveis reais de última geração, levando em consideração, por exemplo, a utilização da programabilidade no plano de dados com a utilização de dispositivos que suportam P4. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PONTES, CAMILA F. T.; DE SOUZA, MANUELA M. C.; GONDIM, JOAO J. C.; BISHOP, MATT; MAROTTA, MARCELO ANTONIO. A New Method for Flow-Based Network Intrusion Detection Using the Inverse Potts Model. IEEE TRANSACTIONS ON NETWORK AND SERVICE MANAGEMENT, v. 18, n. 2, p. 1125-1136, JUN 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.