Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU concedido no processo 2014/50951-4: Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA). Espectrofotômetro de infravermelho próximo (NIR)

Processo: 21/05679-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de agosto de 2021 - 31 de julho de 2028
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Javier Erick Lobatón Villa
Beneficiário:Javier Erick Lobatón Villa
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50951-4 - INCT 2014: Tecnologias Analíticas Avançadas, AP.TEM
Assunto(s):Agricultura  Química forense  Quimiometria  Espectroscopia de luz próxima ao infravermelho  Aquisição de equipamentos  Equipamentos multiusuários  Infraestrutura de pesquisa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agricultura | Derivado de petróleo | Espectroscopia no Infravermelho Próximo | química forense | Quimiometria | Espectroscopia Infravermelho Próximo (NIR)
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Tipo de equipamento:Caracterização de Materiais - Espectroscopia - Infravermelho
Caracterização de Materiais - Espectroscopia - Óptica (UV-Visível)
Fabricante: Fabricante não informado
Modelo: Modelo não informado

Resumo

Esse projeto de Equipamento Multiusuário tem como finalidade a aquisição de um Espectrofotômetro no Infravermelho Próximo (NIR). Mesmo antes da aprovação do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia Analítica Avançadas INCTAA diversos pesquisadores que integram este instituto já desenvolviam trabalhos empregando a espectroscopia NIR. Este trabalho começa ainda no final da década de 1990 utilizando instrumentos desenvolvidos no Grupo de instrumentação e automação (GIA) do IQ-UNICAMP. Em 2001 o GIA adquiriu o primeiro espectrofotômetro comercial (BOMEM MD-260). Apesar de ainda estar em operação com deficiências em seu desempenho, a sua tecnologia está ultrapassada principalmente quanto a placa de controle e aquisição de dados via computador, que ainda emprega interface do tipo ISA utilizada por último nos antigos computadores 386. Além disso, o instrumento não consegue atender a demanda dos pesquisadores do ICTAA que, em grande número, atuam no tema da Espectroscopia NIR. Assim, a aquisição de um Espectrofotômetro NIR é necessário para dar continuidade ao desenvolvimento dos projetos de pesquisas desenvolvidos no INCTAA e na formação de recursos humanos, nesta que é sem dúvida uma área da química analítica cuja aplicação cresce de forma significativa em diversos setores da indústria nacional e agropecuário. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)