Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de N-nitrosaminas em medicamentos, cosméticos e matérias-primas

Processo: 21/03239-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2021 - 31 de julho de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Susanne Rath
Beneficiário:Susanne Rath
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Paulo César Pires Rosa
Assunto(s):Métodos analíticos de preparação de amostras  Processos de separação  Contaminação de medicamentos  Cosméticos  Colódio  Nitrosaminas  N-Nitrosopirrolidina  Riscos de exposição 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contaminação de cosméticos por N-nitrosaminas | Contaminação de medicamentos por N-nitrosaminas | Cromatografia Bidimensional | Lc-Uhplc-Ms | Ms | Produção de nitrocelulose | Validação de métodos para a determinação de N-nitrosaminas | Métodos de separação

Resumo

As N-nitrosaminas são compostos N-nitrosos, considerados potentes carcinógenos para o ser humano, que podem estar presentes em uma grande variedade de produtos como alimentos, água potável, cosméticos, agrotóxicos, medicamentos e, entre outros, em amostras ambientais. A presença de N-nitrosaminas em produtos industrializados necessita ser controlada para minimizar os riscos de exposição do consumidor. Um dos primeiros relatos da presença de N-nitrosaminas em medicamentos ocorreu na década de 70 e, em 2018, novamente se tornou uma preocupação mundial devido a sua detecção em vários medicamentos. Dentre esses medicamentos, os antagonistas de receptor de angiotensina II, conhecidos como sartanas, que são amplamente empregados na terapia de hipertonia, insuficiência cardíaca congestiva e infarto do miocárdio, foram os de maior destaque. Do mesmo modo a indústria cosmética também tem passado nos últimos anos por exigências para controlar o nível e prevenir a presença de N-nitrosaminas na matéria-prima e no produto acabado. Existem muitos questionamentos em relação à etapa do processo de produção que resulta na contaminação. Para estudar as possíveis fontes de contaminação nos processos industriais se faz necessário ter métodos analíticos multiresíduos de N-nitrosaminas que permitam quantificar uma grande variedade de compostos com polaridades diferentes em baixas concentrações e em matrizes complexas e diversificadas, o que é ainda um grande desafio para a ciência. Sendo assim, o principal objetivo do presente projeto é o desenvolvimento e validação de métodos analíticos, usando a cromatografia líquida multidimensional tipo heart-cut associada a espectrometria de massas sequencial (LC-UHPLC-MS/MS) para avaliar a formação e contaminação de medicamentos, cosméticos e matérias-primas por N-nitrosaminas. Este projeto também apresenta como meta o acompanhamento do processo de produção de nitrocelulose a partir da nitração da celulose para identificar possíveis fontes de contaminação por N-nitrosaminas. A nitrocelulose é matéria-prima de produtos cosméticos e um importante produto de exportação do Brasil o qual pode sofrer embargos caso não sejam atendidos os limites máximos tolerados de N-nitrosaminas que vem sendo definidos pelos países destinos. Por fim, a análise de amostras deve permitir delinear um cenário sobre a contaminação de medicamentos, cosméticos e matérias-primas por N-nitrosaminas, identificando as principais moléculas e os níveis de concentração. Tais resultados serão importantes para remediar a contaminação dos produtos, reduzindo o risco da exposição. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, GABRIELA FREITAS PEREIRA; MATOS, MARIA FERNANDA ARAUJO VIEIRA; AGLIO, THARCILLA DE CASTRO; SALLES, AIRTON GONSALVES; RATH, SUSANNE. A comprehensive LC-UHPLC-MS/MS method for the monitoring of N-nitrosamines in lipophilic drugs: A case study with rifampicin. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis, v. 236, p. 8-pg., . (14/50951-4, 21/03239-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: