Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de aplicativo móvel para promoção do consumo saudável de sal em adultos: estudo de intervenção

Processo: 20/13588-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2021 - 31 de julho de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Marilia Estevam Cornélio
Beneficiário:Marilia Estevam Cornélio
Instituição Sede: Faculdade de Enfermagem. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Promoção da saúde  Aplicativos móveis  Comportamento alimentar  Sal na dieta  Informática em saúde pública  Doença crônica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aplicativos móveis | Cloreto de sódio na dieta | comportamento alimentar | Informática em Saúde Pública | intervenção | Doenças crônicas não transmissíveis

Resumo

Estima-se que a população brasileira consuma mais que o dobro da recomendação diária de sal - inferior a 5 gramas de sal por dia - e há evidências suficientes que relacionam o elevado consumo de sal com o desenvolvimento e agravamento das doenças cardiovasculares. Planos e diretrizes, impulsionados por agências internacionais e governamentais, incentivam a promoção da ingestão saudável desse nutriente em diversos países; entretanto, há uma escassez de intervenções para mudança desse comportamento, construídas a partir de desenhos metodológicos eficazes. Mudar o comportamento das pessoas não é uma tarefa simples para educadores, pesquisadores, profissionais da saúde e pelos responsáveis pela criação e implementação de estratégias de políticas públicas. O avanço no uso de tecnologias de informação como os aplicativos móveis possibilitaram integrar essas estratégias devido ao baixo custo e fácil acesso às práticas de promoção à saúde. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo elaborar e testar uma intervenção para a promoção do consumo de sal saudável em adultos, por meio do uso de aplicativo móvel. Trata-se de um estudo longitudinal, com desenho quase-experimental que será realizado com adultos recrutados em uma das unidades de básicas de saúde de um município do interior do estado de São Paulo. O estudo foi dividido em três módulos. O primeiro módulo se refere ao delineamento da intervenção, por meio do uso do guia Behavior Change Wheel, e compreende três fases consecutivas, sendo a primeira fase de compreensão do consumo não saudável de sal; a segunda, de identificação das funções da intervenção; e a terceira fase, de identificação das opções de conteúdo e implementação da intervenção. O segundo módulo corresponde ao desenvolvimento do aplicativo móvel e o terceiro módulo se refere à aplicação e avaliação do efeito da intervenção por meio de estudo quase-experimental. Espera-se como resultados deste estudo a proposição de uma intervenção oferecida por meio de um aplicativo móvel que possua maiores chances de eficácia na promoção de um consumo mais saudável de sal junto à população adulta. Se demonstrado como eficaz, este aplicativo poderá ser utilizado em ampla escala para toda a população. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERIN, MILENA SIA; SAO-JOAO, THAIS; BUENO JAYME GALLANI, MARIA CECILIA; AGBADJE, TITILAYO TATIANA; MATHEUS RODRIGUES, ROBERTA CUNHA; CORNELIO, MARILIA ESTEVAM. A Mobile Phone App Intervention to Promote Healthy Salt Intake Among Adults: Protocol for a Randomized Controlled Study. JMIR RESEARCH PROTOCOLS, v. 11, n. 6, p. 10-pg., . (20/13588-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: